A abútua, de nome científico Chondrodendron platyphyllum, é uma planta que possui efeitos positivos contra os sintomas da incômoda Tensão Pré-Menstrual (TPM) e evita problemas no ciclo menstrual. Dependendo da região, a o chá de abútua pode ser conhecido, também, por chá de parreira-brava, café de mato, parreira do mato, bútua.

Para que serve o chá de abútua?

Sua ação medicinal pode ser por efeito diurético e febrífugo. Sendo usada nos casos de cálculos renais, cólicais uterinas, má digestão, figado, hidropsia e reumatismos. Seus princípios ativos: Alcalóides derivados bisbenzil-isoquinolínicos: berberina, bebeerina, buxina, condronina, pilosina, condro-deninae oxibebeerina; Mucilagem; Resinas.

Como fazer chá de abútua?

Para preparar o chá, deve se fazer uma infusão simples, ou decocção da raiz ou casca do tronco, já secas na proporção 1g/100 ml de água. (1 g de abútua para 100 ml de água). Tomando 4 a 5 xícaras por dia.

Contraindicação do chá de abútua

Se ingerido em grandes porções, o chá de abútua pode se tornar um medicamento tóxico, de uso perigoso. Recomenda-se dar preferência a tintura preparada em laboratórios.  Além disso, o chá não pode ser consumido por crianças, menores de 10 anos, e gestantes, devendo ser consumido uma vez ao dia, por um período de até sete dias seguidos.

O chá de abutua aborta?

Devido as suas propriedades, impedir a nidação do ovo, a abútua não deve ser ingerida por mulheres férteis que desejam engravidar. Também nao deve ser ingerido por mulheres grávidas, devido ao risco que há com abortos espontâneos. Em doses muito elevadas há perigo de efeito cardiotônico e curarizante. Os efeitos da intoxicação incluem taquicardia, taquipneia, hipotensão, arritmias e morte. Portando, antes de iniciar o uso da abútua, recomenda-se a consulta com um fitoterapeuta parta indicar as doses recomendadas do seu uso.

Referências

BALBACH, Alfons. Plantas que Curam. São Paulo.

Load More Related Articles