O chá de abútua, não pode ser consumido por crianças, menores de 10 anos, e gestantes, devendo ser consumido uma vez ao dia, por um período de até sete dias seguidos.

Para preparar o chá, deve se fazer uma infusão simples, ou decocção da raiz ou casca do tronco, já secas na proporção 1g/100 ml de água. (1 g de abútua para 100 ml de água). Tomando 4 a 5 xícaras por dia.

O chá de abútua pode ser conhecido, também, por chá de parreira-brava, café de mato, parreira do mato, bútua.

Sua ação medicinal pode ser por efeito diurético e febrífugo. Sendo usada nos casos de calculos renais, cólicais uterinas, má digestão, figado, hidropsia e reumatismos.

Seus princípios ativos: Alcalóides derivados bisbenzil-isoquinolínicos: berberina, bebeerina, buxina, condronina, pilosina, condro-deninae oxibebeerina; Mucilagem; Resinas. (Veja todas as propriedades da abútua aqui)

Toxicologia : Pode produzir aborto, se a dose for excessiva. É um medicamento tóxico, de uso perigoso. Recomenda-se dar preferência a tintura preparada em laboratórios. Em mulheres férteis que querem engravidar pois a abutua pode impedir a nidação do ovo. Em doses muito elevadas há perigo de efeito cardiotônico e curarizante. Os efeitos da intoxicação incluem taquicardia, taquipneia, hipotensão, arritmias e morte.

Portando, antes de iniciar o uso da abútua, recomenda-se a consulta com um fitoterapeuta parta indicar as doses recomendadas do seu uso.

Referências

BALBACH, Alfons. Plantas que Curam. São Paulo.

– http://www.plantasquecuram.com.br/ervas/abutua.html

Cláudio P. Filla | Laboratory Technician UTP-PR | Químico, escreve sobre o efeito positivo dos alimentos naturais através de suas propriedades e os perigos por trás dos alimentos industrializados. Mas gosta mesmo é de compartilhar alternativas para uma vida mais saudável. Curitibano, ama um pé na terra e outro no mar, mas também a rotina cultural da cidade grande.
Carregar Mais
Carregar Mais Chás & Sucos

2 Comentários

  1. Propriedades do Abutua | Quimica Alimentar

    9 de abril de 2015 at 11:18 pm

    […] Mesmo, o abútua,  não sendo tão conhecido pelo grande público, possui benefícios que tornam a planta entreuma das mais conhecidas no Brasil. As mulheres são as que mais sentem os efeitos positivos do consumo frequente do chá, pois ele combate os sintomas da incômoda Tensão Pré-Menstrual (TPM) e evita problemas no ciclo menstrual. Seu nome científico é Chondrodendron platyphyllum, é uma planta da família das trepadeiras originária do Brasil. Sempre foi muito usada pelos índios tupis-guaranis desde tempos remotos para tratamento de várias doenças inclusive a malária, mas devido às altas doses usadas para o combate da malária e a consequente toxidade, a Abutua foi substituída pelo quinino, caindo em desuso no final do século XIX. (Veja como preparar o chá de abútua) […]

    Reply

  2. […] Suco de agrião para perda de peso 50 Receitas Para Emagrecer De Vez Chá de Abútua – Como preparar […]

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA *

Veja Também

Desprezado em algumas regiões, o Caruru possui alto valor nutricional e pode ser utilizado em casos de deficiência de cálcio e vitaminas, e contra infecções.

Da família das Amarantáceas, o caruru ou bredo é uma planta silvestre comestível. É um veg…