O chá de abútua, não pode ser consumido por crianças, menores de 10 anos, e gestantes, devendo ser consumido uma vez ao dia, por um período de até sete dias seguidos. O chá de abútua pode ser conhecido, também, por chá de parreira-brava, café de mato, parreira do mato, bútua.

ANÚNCIOS

Benefícios do Chá de Abútua

Sua ação medicinal pode ser por efeito diurético e febrífugo. Sendo usada nos casos de calculos renais, cólicais uterinas, má digestão, figado, hidropsia e reumatismos. Seus princípios ativos: Alcalóides derivados bisbenzil-isoquinolínicos: berberina, bebeerina, buxina, condronina, pilosina, condro-deninae oxibebeerina; Mucilagem; Resinas. (Veja todas as propriedades da abútua aqui)

Toxicologia do chá de abútua

Toxicologia : Pode produzir aborto, se a dose for excessiva. É um medicamento tóxico, de uso perigoso. Recomenda-se dar preferência a tintura preparada em laboratórios. Em mulheres férteis que querem engravidar pois ela pode impedir a nidação do ovo. Em doses muito elevadas há perigo de efeito cardiotônico e curarizante. Os efeitos da intoxicação incluem taquicardia, taquipneia, hipotensão, arritmias e morte. Portando, antes de iniciar o uso da abútua, recomenda-se a consulta com um fitoterapeuta parta indicar as doses recomendadas do seu uso.

Preparo do chá

Para preparar o chá, deve se fazer uma infusão simples, ou decocção da raiz ou casca do tronco, já secas na proporção 1g/100 ml de água. (1 g de abútua para 100 ml de água). Tomando 4 a 5 xícaras por dia.

Referências

BALBACH, Alfons. Plantas que Curam. São Paulo.
– http://www.plantasquecuram.com.br/ervas/abutua.html

Carregar Mais
Carregar Mais Chás & Sucos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Águas aromatizadas: são funcionais, repletas de benefícios e muito mais!

Foto por: Marco Verch As águas aromatizadas são ótimas opções para quem deseja hidratar o …