Utilizada principalmente como condimento no Brasil, a Cebolinha verde é super conhecida por seu arma e sabor único, além de ser facilmente cultivada em casa e muito usada como tempero. A princípio, ela é originaria da China e das Terras Altas da Sibéria, a Allium schoenoprasum possui vários benefícios para a saúde, sendo rica em nutrientes, antioxidantes e pouco calórica.

Composição nutricional da cebolinha verde

O principal nutriente que compõe a cebolinha é a vitamina K, responsável pela saúde dos nossos ossos e da circulação sanguínea em nosso organismo, por exemplo. Além disso, ela também é fonte de folato, cálcio, magnésio, fósforo e potássio.

Saiba os benefícios da cebolinha verde!

Devido a presença de cálcio, ela atua diretamente no fortalecimento dos ossos. Essa vitamina ainda é responsável pela produção dos hormônios do bem-estar, incluindo a serotonina, a dopamina e a norepinefrina. Mas não param por aí os seus benefícios.

De acordo com um estudo, os compostos organossulfurados no vegetal, ela ajuda na prevenção de câncer do colo de útero e do reto. O estudo foi publicado pelo Journal of National Cancer Institute e concluiu que homens que consumiram uma maior quantidade de cebolinha apresentaram menor risco de desenvolver câncer de próstata.

O consumo regular de cebolinha verde reforça o sistema imunológico!

Quer manter seu sistema imunológico reforçado? A cebolinha verde também atua no fortalecimento do sistema imunológico, por possuir em sua composição a vitamina C e alicina (presente em maior concentração no alho). A alicina conta com propriedades antibacterianas, antifúngicas, antivirais e antiparasitárias, por exemplo. uma boa opção para se beneficiar ainda mais com seus componentes nutracêuticos, é adicionar o pimentão, que também é rica em vitaminas.

Coração sempre saudável

Tão pequena e com tantos benefícios! Por fim, outro composto orgânico presente na cebolinha verde, a quercetina, atua na redução dos níveis de colesterol, na manutenção da saúde cardiovascular e diminui os riscos de desenvolver aterosclerose, doenças cardíacas e derrame.
Foto por: tchau da milonga

Referências

NutritionJ: A review of the evidence for an anti-cancer diet
Ceagesp: Benefícios presentes na cebolinha
Ecycle: Propriedades da cebolinha
Brazilian Journal: Características físico-químicas de cebolinhas comum e europeia

Load More Related Articles