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Os carboidratos são a principal fonte de energia da alimentação humana. Quimicamente, os carboidratos são compostos por carbono, hidrogênio e  oxigênio, possui formula química Cx(H20)y.

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Existem vários tipos de carboidratos, podendo ser classificados conforme o numero de unidades que uma molécula possui.

Glicose: É um monossacarídeo hidrossolúvel, incolor, presentes nas frutas, no mel e em inúmeros alimentos.É chamada, também, de dextrose. É o açúcar encontrado no sangue. Normalmente é encontrado em uma forma simples de glicose, podendo ser obtida pela degradação enzimática de carboidratos complexos como amido, dextrina e maltose. Os glicídios quando são absorvidos são convertidos em glicose, que é a forma de glicídio que circula no sangue. Para a produção de energia, essa glicose é fosfatada, sendo transformada em glicose-6-fosfato. Nos músculos e no fígado a glicose permanece armazenada em sua forma complexa de glicogênio. Esta é usada pelo corpo em situações de extrema necessidade energética.

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Frutose: Conhecida como o açúcar das frutas, é um monossacarídeo branco, hidrossolúvel, encontrado nas frutas, mel e vegetais.

Galactose: É somente encontrada a partir da hidrolise da lactose (açúcar do leite), que ao ser hidrolisada forma galactose e glicose.

Álcoois de monossacarídeos: Ocorre naturalmente em diversas frutas e verdura como, por exemplo, o sorbitol, um álcool derivado da glicose. Muitos produtos dietéticos usam sorbitol como adoçante, por possuir uma absorção no organismo lente, mantendo o nível de glicose no sangue alto, inibindo a sensação de fome.

Sacarose(glicose + glicose): É o dissacarídeo mais comum e popular que é usado na alimentação. Conhecido como “açúcar de mesa”. Pode ser obtido na extração da cana-de-açúcar, mel e em frutas e vegetais. Se for hidrolisada, podem fornecer, em condições proporcionais, frutose e glicose, passando a ser chamada de “açúcar invertido”. O consumo desse tipo de carboidrato deve ser moderado quando for quimicamente processado e refinado. O consumo elevado pode causar complicações e várias doenças.

paes de milho carboidratos

Maltose (glicose + frutose): Obtida na degradação enzimática do amido. É utilizada em formulações, de produtos alimentícios infantis, com a dextrose para prevenir a diarreia. Isso por ser pouco fermentada pelas bactérias intestinais.

Lactose (glicose + galactose): Principal carboidrato encontrado no leite. Para a quebra desse dissacarídeo é usada uma enzima, a lactose. Quem possui, no organismo, uma deficiência dessa enzima, é denominada a intolerância a lactose, que tem efeitos caracterizados por diarreia, flatulência e mal estar abdominal quando ingerido o leite.

Polissacarídeos: O amido, dextrina e glicogênio são os principais polissacarídeos que podem ser digeridos. São carboidratos complexos e possuem um alto valor energético.O amido fica armazenado no amiloplasto de raízes do tipo tuberosa (mandioca, batata doce, cará), caules do tipo tubérculo (batatinha), frutos e sementes. Principal reserva energética dos vegetais. O glicogênio fica armazenado no fígado e nos músculos. Principal reserva energética de animais e fungos. A celulose possui uma função estrutural na célula vegetal, como um componente da parede celular.

Carboidratos simples x Carboidratos Complexos

Os alimentos ricos em carboidratos simples são alimentos bem doces, como açúcar refinado,pão francês, mel, geleia de frutas, melancia, uva passa, arroz branco, macarrão cozido sem molho, pipoca ou refrigerantes. É um carboidrato que não precisa de muito tempo para ser digerido pelo organismo, sendo rapidamente absorvido, indo para o sangue e sendo consumido. E por isso logo se tem a sensação de fome. Esses alimentos possuem um alto ou moderado índice glicêmico, porque o açúcar deles segue rapidamente para o sangue.Os alimentos ricos em carboidratos complexos são alimentos integrais, lentilhas, grão de bico, centeio. Os alimentos com carboidratos complexos têm uma digestão mais lenta e, por isso, chegam até o sangue mais lentamente, promovendo saciedade por um período maior. Por isso, esses alimentos possuem uma curva glicêmica baixa ou moderada. São alimentos ideais para os diabéticos e também durante regime de emagrecimento. Eles são, em geral, mais ricos em vitaminas do complexo B, ferro, fibras e minerais.

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[/vc_column_text][vc_text_separator title=”Referências” color=”vista_blue” el_width=”50″][vc_message icon_type=”pixelicons” icon_pixelicons=”vc_pixel_icon vc_pixel_icon-balloon”]– http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc29/03-CCD-2907.pdf
– http://www.tuasaude.com/alimentos-ricos-em-carboidratos
– Atikins, P.; Jones, L. (2006).Princípios de Química: Questionando a Vida Moderna e o meio Ambiente.
– Balbach, Alfons. As frutas na medicina natural.São Paulo, 1993.[/vc_message][/vc_column][/vc_row]
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2 Comentários

  1. […] cinco grupos alimentares, entre eles devem estar presentes o grupo das proteínas, dos carboidratos, das gorduras, das vitaminas e da água com os sais […]

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  2. […] por: Nick Perla A frutose (ou levulose) é um tipo de carboidrato monossacarídio composto por seis átomos de carbono unidos em ligações covalentes simples, […]

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