Foto por: Jordi Marsol
O caqui é o fruto do caquizeiroNo Brasil, o caqui de sabor adocicado chegou somente em 1916, através de imigrantes japoneses. Até então, o único tipo de caqui que os brasileiros conheciam, era do tipo adstringente, aquele que amarra a boca.

O caqui já maduro, é uma fruta rica em vitaminas E, A e C – que auxiliam na defesa e manutenção do organismo e atuam como antioxidantes – e sais minerais como ferro, fósforo e cálcio, além de ativos como os taninos, licopenos e pectinas. As pectinas presentes no caqui possuem efeito ansiolítico e, junto com as fibras, melhoram o funcionamento do intestino, podendo atuar, também, como um laxante natural. Além do consumo in natura da fruta madura, também pode ser consumido o suco do caqui. Porém, deve ser tomado logo após o preparo. Caso contrário, seu sabor é alterado e algumas vitaminas podem ser perdidas. Por fim, assim como algumas vitaminas, os licopenos presentes no caqui também possuem ação antioxidante, previvindo o organismo de alguns tipos de câncer.

Não existem contraindicações quanto ao consumo do caqui. Porém, diabéticos devem ter certos cuidados e não exagerar no consumo da fruta, por possuir uma alta concentração de açucares.

Referências

– BALBACH, A. As frutas na Medicina Natural – Caqui.
– http://www.einstein.br/einstein-saude/nutricao/Paginas/caqui-beneficios-a-saude.aspx

Cláudio P. Filla | Laboratory Technician UTP-PR | Químico, escreve sobre o efeito positivo dos alimentos naturais através de suas propriedades e os perigos por trás dos alimentos industrializados. Mas gosta mesmo é de compartilhar alternativas para uma vida mais saudável. Curitibano, ama um pé na terra e outro no mar, mas também a rotina cultural da cidade grande.
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