O caqui é o fruto do caquizeiro. No Brasil, o caqui de sabor adocicado chegou somente em 1916, através de imigrantes japoneses. Até então, o único tipo de caqui que os brasileiros conheciam, era do tipo adstringente, aquele que amarra a boca, porém também repleto de benefícios!

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Benefícios do Caqui

O caqui já maduro, é uma fruta rica em vitaminas E, A e C – que auxiliam na defesa e manutenção do organismo e atuam como antioxidantes – e sais minerais como ferro, fósforo e cálcio, além de ativos como os taninos, licopenos e pectinas. As pectinas presentes no caqui possuem efeito ansiolítico e, junto com as fibras, melhoram o funcionamento do intestino, podendo atuar, também, como um laxante natural. Além do consumo in natura da fruta madura, também pode ser consumido o suco do caqui. Porém, deve ser tomado logo após o preparo. Caso contrário, seu sabor é alterado e algumas vitaminas podem ser perdidas. Por fim, assim como algumas vitaminas, os licopenos presentes no caqui também possuem ação antioxidante, previvindo o organismo de alguns tipos de câncer. Não existem contraindicações quanto ao consumo do caqui. Porém, diabéticos devem ter certos cuidados e não exagerar no consumo da fruta, por possuir uma alta concentração de açucares.
Foto por: Jordi Marsol

Referências

– BALBACH, A. As frutas na Medicina Natural – Caqui.
– http://www.einstein.br/einstein-saude/nutricao/Paginas/caqui-beneficios-a-saude.aspx

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