Falou em festa junina, lembrou da canjica! Que tal desta vez ficar por dentro dos benefícios da canjica? Tipicamente caipira e brasileira, a canjica, além de super versátil, aparece em várias regiões do País, podendo variar de cor e sabor. Seu ingrediente principal é o milho branco, que pode ser combinado com paçoca, leite de vaca, coco, cravo, etc. Em algumas regiões, a canjica também pode ser preparada com o milho amarelo, porém, seu uso é mais indicado no preparo de bolos e tortas, por possuir um sabor mais marcante. Dependendo da região, a canjica também pode ser conhecida por outros nomes. Em Minas Gerais é chamada de piruruca. Já no Rio de Janeiro, é chamada por canjiquinha.


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Para a obtenção do milho branco usado na canjica, o milho verde  passa por um processo industrial de secagem. Nutricionalmente falando, o milho amarelo possui mais benefícios quando comparado ao milho branco. A canjica depois de combinada com o leite de vaca, leite condensado, açúcar, coco ralado, paçoca, entre outros, acaba se tornando um alimento rico em calorias, sendo prejudicial para quem controla o peso ou tem problemas com obesidade ou diabetes. Porém, ainda é possível se beneficiar de algumas propriedades presentes no milho branco. Algumas dessas propriedades estão presentes nas fibras, que facilitam o trânsito intestinal e auxiliam na redução de gordura; nos minerais presentes no milho branco, entre eles o ferro, fósforo, magnésio e zinco, essenciais para a saúde de diversos tecidos do corpo; e  as vitaminas do complexo B, que beneficiam o sistema cardiovascular.
Foto por: Leo Rey



Referências

– Metropoles: Canjica branca e amarela não são a mesma coisa. Conheça as diferenças.
– Revistavegetarianos: Canjica.
– Foodnewsoficial: Benefícios e curiosidades da canjica.

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