Ah, o café! Ele está entre uma das bebidas mais apreciadas e consumidas no Brasil todo. Possui sabor incomparável e aroma único, bem característico. Para algumas pessoas, é indispensável durante o dia. Já para outras, deve ser mantido fora de alcance por fazer mal. Conheça as substâncias presentes no café e quais efeitos e benefícios elas trazem ao organismo após serem ingeridas.

PUBLICIDADE

Substâncias presentes no café. Só trazem benefícios ou fazem mal?

Se forem analisadas todas as substâncias presentes no café, poderíamos estar citando no artigo mais de 900 compostos diferentes. Por isso, as substâncias de maior concentração e efeito, presentes no café, ao serem ingeridas são os alcaloides purínicos/xantinas – cafeína, paraxantina, teobromina, teofilina – os ácidos clorogênico, cafeico, metilúrico, vanílico, hidroxibenzoico e ferrúlico, flavonoides como o caempferol e quercetol, diterpenos como o cafestol e caveol, salicilato de metila, legumina, trigonelina, óleos essenciais compostos por ácido cinâmico e aldeído cinâmico, além de vitaminas C, B1, B2, A, nicotinamida e minerais como o cálcio, fósforo e ferro. Após os grãos serem torrados, desenvolvem um óleo empireumático conhecido por óleo essencial de cafeona, que  estimula o sistema nervoso e também possui propriedades antissépticas. Se utilizado como uma bebida medicinal, o café ganha propriedades analgésicas, antigripais, depurativas, desintoxicantes, digestivas, expectorantes, além de ser um ótimo estimulante, excitante, tônico e revigorante.

Café x diabetes

Os antioxidantes presentes no café, ajudam a minimizar a degeneração das células do organismo, prevenindo alguns tipos de câncer como o de fígado, útero e reto. Eles ainda contribuem na prevenção da cirrose hepática, do diabetes tipo 2 (pela presença dos compostos fenólicos, que favorecem o funcionamento da insulina nas células), do mal de Parkinson, e outras doenças sintomáticas como depressão e dor de cabeça (graças ao efeito da cafeina). A cafeína, é uma xantina que, em pequenas doses, estimula o sistema nervoso central, a função mental, a atenção e a performance em atividades físicas. A cafeina ainda possui ação termogênica, que ajuda no processo de emagrecimento, acelerando o metabolismo.

grao cafe - beneficios

Porém, mesmo com todos os benefícios citados pelo consumo de café, isso não significa que você pode tomar café em excesso. Beber café em excesso pode causar dores de cabeça, falta de sono, palpitações, nervosismo e irritação, irritação da mucosa do estomago causando azias (não sendo indicado para pessoas que sofrem com problemas como gastrite ou refluxo gastroesofágico), além de irregularidade nos batimentos cardíacos. Por ser uma bebida estimulante, pessoas muito ansiosas e/ou nervosas, também devem evitar o uso exagerado.

Referências

https://riquezanatural.com.br/blog/conheca-o-lado-bom-e-ruim-do-cafe/
– https://riquezanatural.com.br/blog/cafe-6-motivos-para-voce-consumir-a-bebida/
– http://www.plantasquecuram.com.br/ervas/cafe.html

Carregar Mais
Carregar Mais Frutas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Vitaminas do complexo B: possuem importante papel no processo metabólico

Para suprir as necessidades diárias de vitaminas, nós dependemos da ingestão regular de al…