O cactus de flor grande, de nome cientifico Cactus grandiflorus/Selenicereus grandiflorus, é uma linda flor, conhecida também por flor do baile,  flor-cheirosa, mandacaru, rainha-das-flores, entre outros. Sua principal propriedade medicinal é sua ação contra problemas cardíacos.

A flor da noite é muito comum na região nordeste do Brasil, é conhecida por sua beleza e por apresentar benefícios à saúde, quando ingerido seu chá desidratado. A flor da noite é constituída quimicamente por ativos como a narassina, a ruftna, o cafftino, a teempteritina, a grandiflorina, o hiperosideo, mescalina e acido lisérgico. Nos brotos da flor da noite, também são encontradas substâncias como a hordenina, a tiramina, a N-metiltiramina, a N-dimetiltiramina e betacianinas. Tais substâncias garantem a flor da noite propriedades diuréticas, remineralizantes, cardiotônicas, antiarrítmicas, vasodilatadoras, tônicas, digitálicos (usados em tratamentos de doenças do coração, como arritmias e insuficiências cardíacas), antirreumáticas, vermífugas, entre muitas outras.

O chá da flor da noite é indicado para problemas cardíacos como angina do peito, congestões e irritações do coração, palpitações, miocardites, pericardite, lesões valvulares, degeneração do músculo cardíaco e arritmias em geral, problemas de circulação, cistites, doenças do pulmão, cefaleia, febres, hepatite, inflamações, problemas menstruais, fungicida e, ainda, tônico para fadiga sexual. O uso externo deve ser evitado, por poder causar irritações em mucosas e pele. Não existem contraindicações quanto ao uso da flor da noite, porém o chá da flor da noite não deve ser ingerido sem ela estar desidratada, podendo provocar urticárias, dermatoses, queimações na boca e enjoos.

Referências

– BALBCH, A. As Plantas Curam – Flor da noite.
– Dicionário Brasileiro de Plantas Medicinais, pag. 45.
– www.ervanarium.com.br

Cláudio P. Filla | Laboratory Technician UTP-PR | Químico, escreve sobre o efeito positivo dos alimentos naturais através de suas propriedades e os perigos por trás dos alimentos industrializados. Mas gosta mesmo é de compartilhar alternativas para uma vida mais saudável. Curitibano, ama um pé na terra e outro no mar, mas também a rotina cultural da cidade grande.
Carregar Mais
Carregar Mais Plantas & Ervas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA *

Veja Também

Tarumã (Vitex megapotamica): propriedades fitoquímicas do popular depurativo de sangue, podendo combater o ácido úrico e a hipertensão arterial.

O Tarumã (Vitex megapotamica), também conhecido como erva-tarumã, azeitona-do-mato ou azei…