Foto por: Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário
Muitas pessoas ainda insistem em fazer cara feia para a berinjela. Mal sabem elas os benefícios que a berinjela pode oferecer a saúde, e uma delas é a conhecida “água de berinjela”, ideal para quem busca emagrecimento e redução de medidas. De cor escura, arroxeada, a berinjela é muito saborosa na culinária, além de muito nutritivaberinjelaMas nem com isso ela ainda se tornou atrativa nas mesas dos brasileiros, o que é errado. O consumo de berinjela deveria ser mais frequente. Muita gente tem procurado informações sobre como fazer a dieta da berinjela para emagrecer, e se você também quer saber como fazer essa dieta, leia o artigo com bastante atenção e conheça os benefícios da berinjela.

Composição química da berinjela

A cada 100 g a berinjela contem:

Calorias: 28 kcal
Água: 92,60 %
Carboidratos: 5,50 %
Proteínas: 1,10 %
Lipídios: 0,20 %
Vitamina A: 5 RE
Vitamina B1: 60 mcg
Vitamina B2: 45 mcg
Niacina: 0,60 mg
Vitamina C: 1,20

E claro conta com diversos sais:

Potássio: 140 mg
Fosforo: 23 mg
Cloro: 11 mg
Cálcio: 11 mg
Sódio: 8 mg
Magnésio: 8 mg
Enxofre: 8mg
Ferro: 8 mg

Uso medicinal da berinjela e seus benéficos

O uso medicinal da berinjela vai muito além de, apenas, emagrecimento. Pode ser utilizada como calmante, alcalinizante, pode reduzir o colesterol, é diurética, é um remédio excelente para o estomago e o fígado. Exteriormente suas folhas podem ser usadas em queimaduras e herpes. A berinjela, também, é rica em fibras, tanto insolúveis como solúveis. As insolúveis são as que oferecem a sensação de saciedade por mais tempo e as solúveis viram uma espécie de gel, capaz de absorver gordura no organismo. A casca da berinjela suco-de-beringelapode ser utilizada para ajudar a baixar o colesterol pela sua riqueza em fibras, como já mencionado, e porque é rica em resveratrol, mas a berinjela também é útil para emagrecer por ser baixa em calorias e rica em água. A berinjela também é desintoxicante, pois ajuda a acionar enzimas que removem as substâncias químicas nocivas do corpo. E graças a uma substancia presente na berinjela, a saponina, que é liberada quando imersa em água, ela impede a absorção de gorduras quebradas no organismo. Para quem sofre com artrite, ansiedade, prisão de ventre, furúnculos, insônia e verrugas, a berinjela também pode ser consumida para ajudar no tratamento. Quem busca emagrecimento, pode preparar o suco de berinjela, conhecido como água de berinjela. A berinjela também pode ser usada na suplementação, clique e confira as opções disponíveis!



A água de berinjela é ideal para quem procura um auxilio no emagrecimento, graças a substancia saponina, além de ser rica em água, fibras e diurética, que ajuda a diminuir o inchaço. Durante o dia o consumo pode trazer mais energia. O suco de berinjela misturado ao limão também traz ótimos benefícios para a perda de peso. Como já vimos, os benefícios do limão são ilimitados e auxilia no emagrecimento graças às vitaminas e sais minerais presentes no fruto. O preparo da água de berinjela pode ser feito utilizando 1 litro de água e 1 berinjela. Com cuidado deve-se retirar a casca de berinjela e depois o fruto deve ser colocado de molho na água durante toda a noite. No outro dia, logo pela manhã, é só bater tudo no liquidificador, coar e beber durante todo o dia. Obs.: Não coloque açúcar.  O suco de berinjela com limão pode ser preparado utilizando 1 berinjela crua ,2 litros de água e 4 limões.  Em um liquidificador, bata a berinjela picada, o suco do limão, a água e alguns cubos de gelo. Se for preciso coe e tome o suco durante o dia. Mas atenção! O uso da berinjela para emagrecimento somente terá resultados quando conciliada a uma dieta saudável. Não existe especificamente uma dieta da berinjela.

Referências

– BALBACH, A. As hortaliças na medicinal natural. São Paulo

– Boarim, D. As hortaliças na medicinal natural. São Paulo

– Kritchevsky D, Tepper AS, Stpry JA. “Influence of an eggplant (Solanum melongena) preparation on cholesterol metabolism in rats.”

Cláudio P. Filla | Laboratory Technician UTP-PR | Químico, escreve sobre o efeito positivo dos alimentos naturais através de suas propriedades e os perigos por trás dos alimentos industrializados. Mas gosta mesmo é de compartilhar alternativas para uma vida mais saudável. Curitibano, ama um pé na terra e outro no mar, mas também a rotina cultural da cidade grande.
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