A beterraba, de nome cientifico Beta vulgaris, L., é um tubérculo muito consumido como salada, mas também se extrai dela o açúcar, idêntico ao da cana. É comum achar que a beterraba é uma raiz, como a cenoura, porém o órgão de reserva é o caule, mais especificamente o colo da planta.

A beterraba é recomendada para pessoas anêmicas, devido à riqueza em ferro e ácido fólico. As folhas de beterraba possuem propriedades benéficas, semelhantes às folhas do espinafre, ambas sendo utilizadas na indústria farmacêutica devido às suas qualidades terapêuticas. A beterraba tem valiosas propriedades medicinais devido ao seu elevado conteúdo de sais minerais, vitaminas e carboidratos.

Composição química da beterraba

A composição da beterraba é rica em vitaminas A, B e C, niacina e sais como o potássio,  fosforo, cálcio, zinco, ferro e manganês.

Uso medicinal e benefícios da beterraba

A raiz da beterraba é rica em fibras solúveis e insolúveis, que ajudam no tratamento da prisão de ventre. O suco de beterraba pode reduzir a pressão arterial e é considerada um afrodisíaco natural, vez que possui boro, um mineral que ajuda na produção de hormônios sexuais humanos.

A beterraba contêm betaína, a mesma substância utilizada em certos tratamentos da depressão. Também possui triptofano, que relaxa a mente e cria uma sensação de bem-estar. Ao

mesmo tempo, possui poucas calorias e são ricas em açúcar, que é liberado para o organismo de forma gradual. A betaína também protege o organismo contra doenças do fígado, evitando o acúmulo de depósitos de gordura no fígado causadas por abuso de álcool, deficiência de proteína, diabetes, beterrabadentre outras causas. Tem ação neutralizadora de ácidos, auxilia a formação de glóbulos vermelhos; por ser rica em ferro e cobre, auxilia na produção de plaquetas, promove fortalecimento muscular devido à sua alta concentração de potássio e manganês, fortalece tendões e tem ação anti-inflamatória. Na medicina alternativa, as beterrabas são usadas para o tratamento de câncer, contêm o antioxidante betacianina, que inibe o crescimento tumoral e previne a formação de nitrosaminas causadores de cancro. A raiz da beterraba contém uma grande quantidade de açúcar e celulose, é rica em vitaminas e também possui de fibras, gordura, pectina, ácido pantotênico e fólico, ferro, iodo, cálcio, potássio, cobalto, magnésio, manganês, cobre e zinco, além de outras substâncias, como o betacaroteno.

A beterraba traz benefícios para o coração, uma vez que possui carotenoides e flavonoides que são poderosos antioxidantes que ajudam na redução de colesterol mau (LDL) nas artérias ajudando na formação de placas nas artérias e ajudam na redução dos níveis de triglicérides no corpo.

Outros benefícios da beterraba são:  para pessoas ansiosas, problemas de artrite, bexiga, bílis, febre, nervosismo, inflamações, rins e tosse.

Contraindicações e efeitos colaterais da beterraba

O consumo exagerado da beterraba pode fazer com que a urina fique levemente avermelhada ou rosada, no entanto, isto não prejudica em nada o organismo. A planta é rica em ácido oxálico e, portanto não se recomenda o consumo em excesso para quem possui pedras no rim ou artrite.

Referências

– MATOS, I. A. F., MACEDO, D. C., CIABOTI, S., PEREIRA, L. A., ALVARENGA, C. A. Avaliação da Composição centesimal de folhas de Beterraba Comparadas com Espinafre. II Seminário Iniciação Científica – IFTM, Uberaba, MG, 2009.

– BALBACH, A., BONAVENTURA, C., LIMA, A. D., AZAR, L. Alho. Tecnologia em Gastronomia: Noções, 2006.

– BALBACH, A., As hortaliças na Medicina Natural. Beterraba. São Paulo

Cláudio P. Filla | Laboratory Technician UTP-PR | Químico, escreve sobre o efeito positivo dos alimentos naturais através de suas propriedades e os perigos por trás dos alimentos industrializados. Mas gosta mesmo é de compartilhar alternativas para uma vida mais saudável. Curitibano, ama um pé na terra e outro no mar, mas também a rotina cultural da cidade grande.
Carregar Mais
Carregar Mais Hortaliças

1 Comentário

  1. […] por: Alice Henneman Embora os benefícios da beterrabada sejam preservados em maior quantidade ao ser consumida crua, ela pode ser fervida e servida como […]

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA *

Veja Também

O consumo de raízes como a batata, inhame e mandioca faz muito bem para saúde. Conheça as propriedades escondidas em cada uma!

Tubérculos como a mandioca, inhame e batata são super consumidos pela grande maioria dos b…