A beterraba, de nome cientifico Beta vulgaris, L., é um tubérculo muito consumido como salada, mas também se extrai dela o açúcar, idêntico ao da cana. É comum achar que a beterraba é uma raiz, como a cenoura, porém o órgão de reserva é o caule, mais especificamente o colo da planta. A beterraba é recomendada para pessoas anêmicas, devido à riqueza em ferro e ácido fólico. As folhas de beterraba possuem propriedades benéficas, semelhantes às folhas do espinafre, ambas sendo utilizadas na indústria farmacêutica devido às suas qualidades terapêuticas. A beterraba tem valiosas propriedades medicinais devido ao seu elevado conteúdo de sais minerais, vitaminas e carboidratos.

Banner-linguica

Composição química da beterraba

A composição da beterraba é rica em vitaminas A, B e C, niacina e sais como o potássio,  fosforo, cálcio, zinco, ferro e manganês.

Uso medicinal e benefícios da beterraba

A raiz da beterraba é rica em fibras solúveis e insolúveis, que ajudam no tratamento da prisão de ventre. O suco de beterraba pode reduzir a pressão arterial e é considerada um afrodisíaco natural, vez que possui boro, um mineral que ajuda na produção de hormônios sexuais humanos. A beterraba contêm betaína, a mesma substância utilizada em certos tratamentos da depressão. Também possui triptofano, que relaxa a mente e cria uma sensação de bem-estar. Ao mesmo tempo, possui poucas calorias e são ricas em açúcar, que é liberado para o organismo de forma gradual. A betaína também protege o organismo contra doenças do fígado, evitando o acúmulo de depósitos de gordura no fígado causadas por abuso de álcool, deficiência de proteína, diabetes, dentre outras causas.

Para que serve os nutrientes da beterraba?

Tem ação neutralizadora de ácidos, auxilia a formação de glóbulos vermelhos; por ser rica em ferro e cobre, auxilia na produção de plaquetas, promove fortalecimento muscular devido à sua alta concentração de potássio e manganês, fortalece tendões e tem ação anti-inflamatória. Na medicina alternativa, as beterrabas são usadas para o tratamento de câncer, contêm o antioxidante betacianina, que inibe o crescimento tumoral e previne a formação de nitrosaminas causadores de cancro. A raiz da beterraba contém uma grande quantidade de açúcar e celulose, é rica em vitaminas e também possui de fibras, gordura, pectina, ácido pantotênico e fólico, ferro, iodo, cálcio, potássio, cobalto, magnésio, manganês, cobre e zinco, além de outras substâncias, como o betacaroteno.

A beterraba traz benefícios para o coração

A beterraba traz benefícios para o coração, uma vez que possui carotenoides e flavonoides que são poderosos antioxidantes que ajudam na redução de colesterol mau (LDL) nas artérias ajudando na formação de placas nas artérias e ajudam na redução dos níveis de triglicérides no corpo. Outros benefícios da beterraba são:  para pessoas ansiosas, problemas de artrite, bexiga, bílis, febre, nervosismo, inflamações, rins e tosse.

Contraindicações e efeitos colaterais da beterraba

O consumo exagerado da beterraba pode fazer com que a urina fique levemente avermelhada ou rosada, no entanto, isto não prejudica em nada o organismo. A planta é rica em ácido oxálico e, portanto não se recomenda o consumo em excesso para quem possui pedras no rim ou artrite.

Referências

– MATOS, I. A. F., MACEDO, D. C., CIABOTI, S., PEREIRA, L. A., ALVARENGA, C. A. Avaliação da Composição centesimal de folhas de Beterraba Comparadas com Espinafre. II Seminário Iniciação Científica – IFTM, Uberaba, MG, 2009.
– BALBACH, A., BONAVENTURA, C., LIMA, A. D., AZAR, L. Alho. Tecnologia em Gastronomia: Noções, 2006.
– BALBACH, A., As hortaliças na Medicina Natural. Beterraba. São Paulo
Tuasaúde: Benefícios da beterraba

Carregar mais
Load More In Hortaliças

Veja também

Você sabe qual é a importância de comer feijão todos os dias?

Presente em diversas receitas e super conhecido no prato dos brasileiros, o feijão hoje é …