O inverno está chegando e junto com ele vem o ar seco. Com isso, temos como resultados os resfriados, tosses, espirros e gripes. O pior é quando a tosse fica incontrolável pela noite ou até mesmo pelo dia. Se esses acessos de tosse ocorrerem na hora de dormir, o incômodo atingirá não só o doente, mas também quem dorme com ele. Mas, o xarope de abacaxi com gengibre e mel é um ótimo xarope para tosse pode ajudar a amenizar esses sintomas!

Para amenizar esse grande incomodo, o artigo de hoje estará trazendo uma ótima dica de um xarope expectorante para acabar com as tosses noturnas: o xarope de abacaxi com gengibre e mel. 

O abacaxi é uma ótima fonte de vitamina C, que atua contra os radicais livres e aumenta à imunidade, por exemplo. Nele, podemos encontrar a bromelina, que é uma enzima que combate inflamações e ajuda na digestão (um benefício do abacaxi que merece destaque).

O gengibre, muito famoso no site, é um poderoso anti-inflamatório. Ele também é um potente expectorante natural, ou seja, ele provoca a expulsão de secreções das vias respiratórias. Podem ver no artigo “Benefícios do gengibre” todas as propriedades da raiz. 

O uso do mel contra tosse é universal e data de muito tempo. E a eficiência do mel contra tosse não é lenda. É comprovado que o mel ajuda a proteger a mucosa da garganta e, por isso, alivia a irritação, o néctar das abelhas é um poderoso exterminador de bactérias. A receita de xarope caseiro do abacaxi e gengibre é simples. Inclusive, este é um ótimo xarope para tosse infantil com catarro.

Como preparar xarope caseiro para controlar a tosse?

Abacaxi médio
1 pedaço de gengibre equivalente a 1 colher e meia de sopa.
1 xícara de mel

Descasque o abacaxi e corte em pedaços pequenos. Leve o abacaxi ao fogo para uma rápida fervura (o abacaxi solta água, por isso não é preciso colocar nada). Desligue o fogo e cubra o abacaxi com o mel. Depois que esfriar, passe os pedaços de abacaxi na peneira e esprema para que saia todo o caldo.

A parte líquida da receita será nosso xarope caseiro. Acrescente o gengibre nesse xarope para finalizar a receita. Deixe este medicamento caseiro na geladeira para melhor conservação. Também pode ser fervido com o abacaxi um pedaço de gengibre. A dose recomendada são 4 a 6 colheres (sopa) por dia. Por conta do mel, o xarope é contraindicado a diabéticos e a crianças com menos de 1 ano de idade.

Referências

Mundoboaforma: Xarope de abacaxi.

Carregar mais
Load More In Frutas

Veja também

Benefícios da Alcachofra: além de ajudar no controle do colesterol, é diurética e atua contra a má digestão.

Uma planta nativa da região mediterrânea, introduzida no Brasil por imigrantes italianos n…