O inverno está chegando e junto com ele vem o ar seco.  Os resultados são os resfriados, tosses, espirros e gripes. O pior é quando a tosse fica incontrolável pela noite ou até mesmo pelo dia. Se esses acessos de tosse ocorrerem na hora de dormir, o incômodo atingirá não só o doente, mas também quem dorme com ele.

Benefícios do abacaxi com gengibre e mel

Para amenizar esse grande incomodo o artigo de hoje estará trazendo uma ótima dica para acabar com as tosses noturnas: o xarope de abacaxi com gengibre e mel. O abacaxi é uma ótima fonte de vitamina C, que atua contra os radicais livres e aumenta à imunidade, podendo ser encontrado a bromelina, que é uma enzima que combate a inflamações e ajuda na digestão. O gengibre, muito famoso no site, é um poderoso anti-inflamatório. Ele também é um potente expectorante, ou seja, ele provoca a expulsão de secreções das vias respiratórias. Podem ver no artigo “Benefícios do gengibre” todas as propriedades da raiz. O uso do mel contra tosse é universal e data de muito tempo. E a eficiência do mel contra tosse não é lenda. É comprovado que o mel ajuda a proteger a mucosa da garganta e, por isso, alivia a irritação, o néctar das abelhas é um poderoso exterminador de bactérias. A receita do xarope de abacaxi e gengibre é simples.

Ingredientes do xarope de abacaxi com gengibre e mel

1 abacaxi médio
1 pedaço de gengibre equivalente a 1 colher e meia de sopa.
1 xícara de mel

Descasque o abacaxi e corte em pedaços pequenos. Leve o abacaxi ao fogo para uma rápida fervura (o abacaxi solta água, por isso não é preciso colocar nada). Desligue o fogo e cubra o abacaxi com o mel. Depois que esfriar, passe os pedaços de abacaxi na peneira e esprema para que saia todo o caldo. A parte líquida da receita é o xarope. Acrescente o gengibre ao xarope para finalizar a receita. Deixe este medicamento caseiro na geladeira para melhor conservação. Também pode ser fervido com o abacaxi um pedaço de gengibre. A dose recomendada são 4 a 6 colheres (sopa) por dia. Por conta do mel, o xarope é contraindicado a diabéticos e a crianças com menos de 1 ano de idade.

Cláudio P. Filla | Laboratory Technician UTP-PR | Químico, escreve sobre o efeito positivo dos alimentos naturais através de suas propriedades e os perigos por trás dos alimentos industrializados. Mas gosta mesmo é de compartilhar alternativas para uma vida mais saudável. Curitibano, ama um pé na terra e outro no mar, mas também a rotina cultural da cidade grande.
Carregar Mais
Carregar Mais Frutas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA *

Veja Também

Leite Integral ou Leite Desnatado? Qual leite é o melhor e com mais benefícios?

São inúmeras as opções de leite em amostra nas gondolas dos supermercados. Podendo ser o l…