Originária da América Central e da América do Sul, a seriguela é um fruto de sabor doce, fato que explica sua alta concentração de carboidratos, repleta de benefícios, composta pelo cálcio, fósforo e ferro. Além das  vitaminas A, B e C, podendo ser eficaz contra anemia, inapetência e na diminuição dos glóbulos brancos.

PUBLICIDADE

Benefícios da Seriguela

Por coincidência, o fruto da seriguela é bem parecido com o cajá, porém, ao contrário deste, o da seriguela é bastante doce. Dependendo da região a seriguela também pode ser conhecida por ceriguela, siriguela, ciriguela, ameixa-da-espanha, cajá vermelho, ciroela, jocote e ciruela mexicana. A seriguela é uma excelente fonte de Vitamina A, Vitamina B e Vitamina C, o que confere ao fruto sua ação que auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, combatendo febres, aliviando espasmos, diarreias e gases. Além disso, a Seriguela também é uma ótima fonte de cálcio, fósforo e ferro. Em sua composição, alguns ativos podem ser encontrados, como os antioxidantes, que atuam contra os radicais livres e os carotenoides. Por ser altamente aromático, a seriguela pode ser utilizada industrialmente como um fruto “exótico” ou flavorizante para a extensão das atuais linhas de produtos alimentares tais como compotas, doces e outras guloseimas, sorvetes, sucos, e bebidas alcoólicas. Mas não acaba por aqui, a seriguela pode ser ainda uma aliada contra o colesterol alto, regulando o intestino e auxiliando no emagrecimento, tudo isso devido a sua alta concentração de fibras.
Foto por: Naíra Teixeira Dias

Referências

– UFRRJ. Isabel da Conceição Gama Silva e Lima . Seriguela (Spondias purpurea L.): propriedades físico-químicas e desenvolvimento de geléia de doce de corte e aceitabilidade desses produtos. 
– Saudedica: Os 10 benefícios da seriguela para o organismo
– http://www.docemel.com.br/site/frutas/siriguela.html

Carregar Mais
Carregar Mais Frutas
Comentários trancados.

Veja Também

Gosta de Pinhão? Além de ser uma ótima fonte de minerais e antioxidantes, o pinhão é rico em fibras e amido!

Considerado uma iguaria na região Sul do Brasil, o pinhão ganha a cena nas épocas mais fri…