É comum encontrar nos supermercados algumas marcas, comercializantes de água mineral, que colocam em seus rótulos a presença do mineral vanádio e uma água alcalina, por exemplo. Mas afinal, a presença de vanádio, além de outros minerais na água, altera as características e propriedades da água que será ingerida? Existem benefícios no consumo de água com vanádio?

O que é Vanádio?

O vanádio é considerado um metal raro e despertou o interesses de vários pesquisadores após o surgimento de evidencias, que apontaram o mineral como coadjuvante na prevenção e tratamento de diversas doenças.

Benefícios do Vanádio na água

Provavelmente sua maior dúvida é quanto aos benefícios do vanádio. Mas, acredite! Resultados de pesquisas com o vanádio mostraram que o elemento está associação à manutenção normal de várias funções corporais, interferindo em sistemas enzimáticos de diferentes ATPases, proteínas kinases, ribonucleases e fosfatases. Logo, quando se têm a deficiência do mineral no organismo, podem ocorrer diversas disfunções fisiológicas incluindo as da glândula tireoide, metabolismo glicídico e lipídico.

O mineral possui benefícios contra o diabetes

Um dos principais benefícios do consumo do vanádio, está no auxílio ao controle dos níveis de açúcar no sangue em pessoas que possuem diabetes tipo 2, por exemplo. Essa ação estimulou a captação de glicose de forma semelhante à insulina. Tal estudo feito de acordo com a University of Pittsburgh Medical Center. Além disso, pode inibir a síntese de colesterol, o que evita a deposição de gorduras nas paredes das artérias, por tanto, prevenindo os ataques cardíacos e isquemia cerebral.

Quais os benefícios da água alcalina?

No caso da água mineral, o vanádio sempre estará em presença de um pH mais alcalino. Isso resulta na diminuição do acúmulo de ácido úrico nas vias urinárias, no controle de gastrites, úlceras e outros problemas digestivos. O consumo do mineral também de forma benéfica em órgãos como o fígado, pâncreas, bile e vesícula, pois diminui a síntese do colesterol.

Por fim, conclusões obtidas através de estudos, quanto a administração do mineral para o combate de agentes bacterianos, mostraram-se positivos na eliminação da bactéria Helicobacter pylori. Para a osteoporose, o mineral parece fortalecer os ossos. Além disso, o mineral pode ser encontrado em frutos do mar, no levedo de cerveja, no alho e no arroz integral.
Foto por: Konstantin Stepanov

Referências


– Coordenação de metais a antibióticos como uma estratégia de combate à resistência bacteriana Scielo.
– A água de vanádio – http://www.aguasdeibira.com.br/ Guia de Medicina Homeopática – Dr. Nilo Cairo -23ª. Edição atualizada
– University of Pittsburgh Medical Center: Vanadium
– University of Maryland Medical Center: Vanadium
– Medicinageriatrica: Minerais Nutritivos
– Sociedade Brasileira de Química ( SBQ) – Água Enriquecida Naturalmente com Vanádio e  olibdênio: Avaliação da perspectiva terapêutica

Load More Related Articles