Foto por: Konstantin Stepanov
É comum encontrar nos supermercados algumas marcas, comercializantes de água mineral, que colocam em seus rótulos a presença do mineral vanádio e uma água com pH alcalino. Mas afinal, a presença de vanádio, além de outros minerais na água, altera as características e propriedades da água que será ingerida?



Considerado um metal raro, o vanádio despertou o interesses de vários  pesquisadores após o surgimento de evidencias, apontando o mineral como coadjuvante na prevenção e tratamento de diversas doenças. O resultado das pesquisas mostrou que o elemento vanádio está associação à manutenção normal de várias funções corporais, interferindo em sistemas enzimáticos de diferentes ATPases, proteínas kinases, ribonucleases e fosfatases. Quando se têm a deficiência do mineral no organismo, podem ocorrer diversas disfunções fisiológicas incluindo as da glândula tireoide, metabolismo glicídico e lipídico. Um dos principais benefícios do consumo do vanádio está no auxílio ao controle dos níveis de açúcar no sangue em pessoas que possuem diabetes (estimulando a captação de glicose de forma semelhante à insulina), de acordo com a University of Pittsburgh Medical Center, além de inibir a síntese de colesterol, o que evita a deposição de gorduras nas paredes das artérias, por tanto, prevenindo os ataques cardíacos e isquemia cerebral. No caso da água mineral, o mineral sempre estará em presença com um pH mais alcalino, o que resulta na diminuição do acúmulo de ácido úrico nas vias urinárias, no controle de gastrites, úlceras e outros problemas digestivos. O consumo do vanádio também de forma benéfica em órgãos como o fígado, pâncreas, bile e vesícula, pois diminui a síntese do colesterol.  Para a osteoporose, o vanádio parece fortalecer os ossos. Além do vanádio encontrado naturalmente na água mineral, o elemento pode ser encontrado também em frutos do mar, no levedo de cerveja, no alho e no arroz integral.

Referências

– A água de vanádio – http://www.aguasdeibira.com.br/ Guia de Medicina Homeopática – Dr. Nilo Cairo -23ª. Edição atualizada
– University of Pittsburgh Medical Center: Vanadium
– University of Maryland Medical Center: Vanadium
– Medicinageriatrica: Minerais Nutritivos
– Sociedade Brasileira de Química ( SBQ) – Água Enriquecida Naturalmente com Vanádio e  olibdênio: Avaliação da perspectiva terapêutica

Cláudio P. Filla | Laboratory Technician UTP-PR | Químico, escreve sobre o efeito positivo dos alimentos naturais através de suas propriedades e os perigos por trás dos alimentos industrializados. Mas gosta mesmo é de compartilhar alternativas para uma vida mais saudável. Curitibano, ama um pé na terra e outro no mar, mas também a rotina cultural da cidade grande.
Carregar Mais
Carregar Mais Saude

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA *

Veja Também

Vitamina K2 (menaquinona): pouco conhecida, a vitamina k2 é rica em benefícios para nossa saúde, fortalecendo os ossos, atuando na prevenção do AVC e mais!

Também conhecida como a vitamina anti-hemorrágica, a vitamina k2 ainda é pouco conhecida d…