De nome cientifico Viola odorata, a violeta é uma planta largamente utilizada na culinária, na perfumaria e na medicina popular. Dependendo da região, a violeta pode ser conhecida como violeta-de-cheiro, viola, viola roxa e violeta-de-jardim. O chá de violeta é composto por diversos ativos com propriedades medicinais eficazes contra diversas doenças.

Benefícios do chá de violeta

Embora algumas pessoas também utilizem as raízes e sementes da violeta em decocções, são nas flores e folhas da planta que ficam concentrados os ativos benéficos da violeta. Em ambas, podemos encontrar alguns óleos voláteis como a parmona, a zingiberona, o curcumeno, o dihidro-3-ionona, 2,6-nonadieno-1-al, isoborneol, 2-1 -undecano, além das saponinas e cetonas. Após estarem em decocção, o chá ganha propriedades antifúngicas, anti-inflamatórias, anti-pirética, anti-tussígena, analgésica, emética, emoliente, expectorante e sedativa.

Para que serve tomar chá de violeta?

Tais propriedades da violeta são eficazes contra crises de tosses, problemas brônquicos, sarampo, inflamações da garganta, distúrbios digestivos, casos leves e moderados de depressão, crises de pânico, cansaços, inchaços, insônia e ansiedade. O preparo do chá deve ser feito na proporção de 15 g  das folhas/flores para 1 litro de água fervente. A dose indicada é de 3 xícaras do chá ao dia.

Contraindicações do chá de violeta

Embora o chá seja repleto de benefícios, seu uso deve ser moderado e acompanhado, preferencialmente, por um médico. A ingestão de suas raízes devem ser evitadas, em razão da alta toxidade presente em seus rizomas, que pode causar severas gastrites, nervosismo, depressão circulatória e respiratória.

Referências

Chá Benefícios: Chá de violeta.
Plantas que Curam:Violeta a Flor.

Load More Related Articles