O chá de poejo (Mentha pulegium), possui aroma idêntico a hortelã e é muito conhecido por suas propriedades medicinais, podendo ser aplicado no tratamento de diversas doenças como diabetes, má digestão, gripes e resfriados. Em Portugal é usada para culinária, infusões e também para o fabrico de licor, principalmente no sul do país

Indicações do chá de poejo

A principal aplicação do poejo é através da infusão de suas folhas. O chá de poejo conta com benefícios que auxiliam em várias doenças, desde um simples resfriado, até em casos de gastrite. Ele conta com propriedades antiespasmódicas, antissépticas, vermífugas, digestivas, antirreumáticas, cicatrizantes, anti-inflamatórias, carminativas, expectorantes, calmantes, entre outras. Seu principal principio ativo é a pulegona.

Assim, o chá de poejo se torna eficaz no alívio de cólicas menstruais, na diminuição da ansiedade, cólicas causadas por gases e contra a insônia. Sua propriedade expectorante alivia sintomas da gripe, resfriado e tosse, expelindo secreções presentes no pulmão. Já sua propriedade anti-inflamatória, age diretamente em feridas, contusões, dores musculares e machucados, acelerando o processo de cicatrização. Em complemento ao chá de poejo, você pode preparar o xarope da flor de bananeira.

Preparo do chá de poejo

Para preparar a infusão de poejo, é indicado que utilize a proporção de duas colheres de sopa do poejo, para cada litro de água. Deve ser feita uma infusão com a mistura, deixando abafar por um período de 10 minutos. Após o período,  infusão deve ser coada e consumida em seguida.

Contraindicações

O chá é contraindicado na gravidez, seu uso pode ocasionar hemorragias e o aborto. Doses excessivas de poejo podem causar vertigens e letargia, em razão da presença do borneol e pulegona, que são substâncias com ação tóxica quando consumidas em doses elevadas, portando não abusar!

Referências

– BALBACH, A. As Plantas Curam. Ed.1. São Paulo
– FRUTUOSO, V. Plantas e ervas que curam. São Paulo
Wikipédia. Poejo.

Carregar mais
Load More In Chás & Sucos

Veja também

Qual a origem do chá e da palavra chá?

Já ficou se perguntando: qual seria a origem do chá? Em primeiro lugar, Chá, é uma be…