O chá de poejo (Mentha pulegium), possui aroma idêntico a hortelã e é muito conhecido por suas propriedades medicinais, podendo ser aplicado no tratamento de diversas doenças como diabetes, má digestão, gripes e resfriados. Em Portugal é usada para culinária, infusões e também para o fabrico de licor, principalmente no sul do país


PUBLICIDADE

Indicações do chá de poejo

A principal aplicação do poejo é através da infusão de suas folhas. O chá de poejo possui benefícios que auxiliam em várias doenças, desde um simples resfriado, até em casos de gastrite. Ele conta com propriedades antiespasmódicas, antissépticas, vermífugas, digestivas, antirreumáticas, cicatrizantes, anti-inflamatórias, carminativas, expectorantes, calmantes, entre outras. Seu principal principio ativo é a pulegona. Assim, o chá de poejo se torna eficaz no alívio de cólicas menstruais, na diminuição da ansiedade, cólicas causadas por gases e contra a insônia. Sua ação expectorante alivia sintomas da gripe, resfriado e tosse, expelindo secreções presentes no pulmão. Já sua ação anti-inflamatória, age diretamente em feridas, contusões, dores musculares e machucados, acelerando o processo de cicatrização.

Preparo do chá de poejo

Para preparar a infusão de poejo, é indicado que utilize a proporção de duas colheres de sopa do poejo, para cada litro de água. Deve ser feita uma infusão com a mistura, deixando abafar por um período de 10 minutos. Após o período,  infusão deve ser coada e consumida em seguida.

Contraindicações do chá de poejo

O chá é contraindicado na gravidez, seu uso pode ocasionar hemorragias e o aborto. Doses excessivas de poejo podem causar vertigens e letargia, em razão da presença do borneol e pulegona, que são substâncias com ação tóxica quando consumidas em doses elevadas, portando não abusar!

Referências

– BALBACH, A. As Plantas Curam. Ed.1. São Paulo
– FRUTUOSO, V. Plantas e ervas que curam. São Paulo
– Wikipédia. Poejo.

Carregar Mais
Carregar Mais Chás & Sucos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Águas aromatizadas: são funcionais, repletas de benefícios e muito mais!

Foto por: Marco Verch As águas aromatizadas são ótimas opções para quem deseja hidratar o …