Preparo de chá de camomila

A Camomila, também, conhecida como Matricaria chamomilla, Chamomilla vulgaris, Anthemis nobilis ou Chamomilla nobilis, é uma planta anual que pode chagar até 60 cm. Seu uso medicinal é muito conhecido, indicado na dispepsia, perturbações estomacais em geral, diarreia, náuseas, inflamações das vias urinarias, relaxante muscular, calmamente, para crianças inquietas, dor de dente, entre outras indicações. Para ver todos os benefícios, químicos e fitoterápicos, da camomila, visite nosso artigo: Benefícios Químicos da Camomila

Seu uso pode ser por infusões das flores, secas ou verdes, ou até com o uso das sementes esmiuçadas, sobre as feridas difíceis de curar, hemorroidas e inflamações dos olhos.

Vamos precisar de:

1 copo de água
1 colher de chá de gengibre fresco ralado
1 colher chá de camomila seca

Ferva a água. Enquanto a água está fervendo, adicione em uma xícara de porcelana (nunca de ferro) o gengibre e a camomila. Quando ferver coloque a água quente sobre o gengibre e a camomila que estão na xícara. Tampe a xícara, com um pires, por exemplo, para que não sejam perdidas as propriedades medicinais da camomila, durante 5 minutos. Após estar pronta a infusão, coe para que seja tomado apenas o chá da camomila. Adoce a gosto.

A camomila é muito versátil. O chá pode ser tomado à vontade. Embora sejam vendidos saquinhos para o preparo do chá de camomila, indicamos o uso das flores secas, vendidas em farmácias, por possuírem mais óleos essenciais. Caso utilize os saquinhos do chá de camomila, você pode esperar os saquinhos esfriarem e coloca-los sobre os olhos quando estiverem inchados.

Para consultar todas as propriedades e benefícios da Camomila, visite: Benefícios Químicos da Camomila.

Cláudio P. Filla | Laboratory Technician UTP-PR | Químico, escreve sobre o efeito positivo dos alimentos naturais através de suas propriedades e os perigos por trás dos alimentos industrializados. Mas gosta mesmo é de compartilhar alternativas para uma vida mais saudável. Curitibano, ama um pé na terra e outro no mar, mas também a rotina cultural da cidade grande.
Carregar Mais
Carregar Mais Chás & Sucos

1 Comentário

  1. […] O chá de camomila pode ser uma alternativa simples para acalmar bebês com cólica que choram excessivamente por longos períodos de tempo. O chá de camomila ajuda acalmar as dores de barriga. […]

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA *

Veja Também

Hibisco: o chá de hibisco estimula a queima de gordura, regulariza o intestino, possui ação antioxidante e combate a retenção de líquidos!

Hibiscus sabdariffa L. (Malvaceae) é uma importante planta medicinal, originária da Índia.…