Nesta época do ano, onde se inicia o inverno, um número grande de pessoas acabam sendo vítimas de doenças respiratórias como gripes, resfriados, bronquites, entre outras. Isso, deve-se ao fato de estarmos sujeitos a mudanças repentinas no clima, presentes em aglomerações com ambientes fechados, má alimentação ocasionada por uma rotina agitada, além de outras situações, que fazem com que nosso organismo acabe reduzindo suas defesas naturais. Para auxiliar no fortalecimento do sistema imunológico e no tratamento dos sintomas gerados pelas doenças respiratórias, a combinação de uma infusão composta por alho e limão pode ser aderida no dia a dia, auxiliando na recuperação das defesas naturais.

Ao ingerir o chá de alho com limão, podemos encontrar uma série de minerais, vitaminas e diversos ativos como o cálcio, fosforo e ferro, além das vitaminas B1 (Tiamina), B2 (Riboflavina), Niacina, vitamina C e ativos como a ajoena, o bioflavanoide quercertinado (estimulante do sistema imunológico), limoneno  e alicina. A ajoena, é ativo presente no alho que evita a segregação das bactérias a toxina ramnolipídeo, que destrói os glóbulos brancos do sangue no corpo.  Com isso, a uma melhora no tratamento com os antibióticos convencionais. Já a alicina, é um líquido de coloração amarelada que só aparece quando o alho é mastigado ou cortado. Esta substância é responsável pelo forte odor característico do alho, além, é claro, ser a principal responsável pelos benefícios medicinais que o olho possui. Ela é capaz de eliminar 23 tipos de bactérias, incluindo a salmonela.

O chá de limão com alho é ótimo para os 2 primeiros dias de gripe. Ele tem a capacidade de melhorar a circulação, os sintomas de gripes, resfriados ou qualquer baixa do sistema imunológico, pois aumenta a resistência.

Para preparar o chá de limão com alho, você pode utilizar o suco puro de 1 limão, 2 colheres de sopa de mel, 2 dentes de alho amassados e água fervente. Inicialmente, deve ser adicionado o mel à xícara de água fervente e mexer bem até se tornar uma mistura homogênea. em seguida, deve ser acrescentado o suco puro de 1 limão e os dentes de alho. Deixar em repouso e tomar logo em seguida.

Referências

BALBACH, A., BOARIM, D. As Hortaliças na Medicina. 2a ed., p.69-75, 1992.
– NOSSO ALHO. Distribuição gratuita da ANAPA. 7ª ed. junho de 2010. Benefícios do alho. p. 18-19.
– Segredos do limão Revista Viva Saúde Online.
– Limão: o poder do fruto que previne doenças Portal Terra Saúde

Cláudio P. Filla | Laboratory Technician UTP-PR | Químico, escreve sobre o efeito positivo dos alimentos naturais através de suas propriedades e os perigos por trás dos alimentos industrializados. Mas gosta mesmo é de compartilhar alternativas para uma vida mais saudável. Curitibano, ama um pé na terra e outro no mar, mas também a rotina cultural da cidade grande.
Carregar Mais
Carregar Mais Chás & Sucos

1 Comentário

  1. Edgar Neves

    15 de agosto de 2017 at 1:55 am

    Tomei esse chá e melhorei rapidamente, muito eficaz.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA *

Veja Também

Conhece o chá de jasmim? As propriedades do jasmim aumentam a libido, agem como um analgésico natural, ameniza os sintomas da TPM e mais!

O jasmim é muito conhecido por seu aroma adocicado, muito empregado em perfumes e na aroma…