Da família das leguminosas, a lentilha têm sido parte da dieta humana desde o período neolítico. Normalmente ela é esquecida durante o ano todo e lembrada somente no final do ano. O curioso é que, mesmo não sendo muito consumida durante o ano, a lentilha possui benefícios para saúde, fibras alimentares, ácido fólico e vitamina B1. Porém ela possui alguns fatores anti-nutricionais, tais como inibidores de tripsina (enzima envolvida na digestão) e um teor relativamente elevado de fitato, que reduzem a bio-disponibilidade de minerais.

Quais são os benefícios da lentilha?

Os principais ativos presentes na lentilha, que geram diversos benefícios, são os aminoácidos compostos pela lisina, histina, arginina, ácido aspártico, treonina, serina, ácido glutâmico, prolina, glicina, alanina, cistina, valina, metionina, isoleucina, leucina, tirosina, fenilanina e tritofano; enzimas proteolíticas compostas pela amilase, fosfate e fitase; Algumas saponinas e flavonoides.

Além disso, a lentilha é composta por sais minerais e vitaminas como o cálcio, fósforo, ferro, cloro, sódio, potássio, enxofre, iodo, magnésio, alumínio, cobre, zinco, arsênico, selênio, vitaminas A, B1, B2 e C.

Pode comer lentilha na dieta?

Pode e deve-se comer lentilha na dieta. Ela é uma ótima opção para substituir e complementar a carne e ainda fornecer proteínas com pouca gordura para o corpo. Além disso, graças ao ferro em sua composição, ela pode ajudar na prevenção da anemia. O teor de fibras solúveis, previne e controla o colesterol alto e a diabetes, além de aumentar a sensação de saciedade e manter o bom funcionamento do intestino.

Além disso, mulheres que sofrem com os sintomas da TPM, podem ser beneficiadas ao consumirem regularmente a lentilha, devido a presença da substância lignanas, que possuem ação semelhante aos hormônios femininos (como os estrogênios) que ajudam a diminuir os sintomas de TPM.
Foto por: Robert Judge

Referências

Vix: Propriedades da lentilha mantêm longe anemia, colesterol e diabetes.
TuaSaude7 Benefícios de comer lentilhas.
– Balbach A. As Hortaliças na Medicina Natural – Lentilha.

Carregar mais
Load More In Química de Alimentos

Veja também

Para que serve o Tucupi? Descubra os benefícios do caldo da mandioca!

De origem indígena, o tucupi, também conhecido como o ouro da Amazônia ou shoyo do novo sé…