O almeirão (Cichorium intybus intybus), também conhecido como chicória amarga, é uma das variedades de chicória-comum, da família das Asteraceae. Apesar de ser muito semelhante às outras chicórias, as folhas se diferenciam em seu alongamento, além de serem mais estreitas, recobertas por pelos e terem um sabor mais amargo.

Como consumir o almeirão?

As folhas da chicória-amarga podem ser consumidas cruas em saladas, batidas em sucos detox e como acompanhamento em refogados. Por ser um alimento de baixa caloria, apenas 20 calorias, a chicória-amarga é muito querida entre os adeptos de dietas, que buscam emagrecimento.

Nutrientes e benefícios

Acredite! Suas folhas são ricas em vitamina A, C e do complexo B, além de conterem boas doses de fósforo, ferro e até mesmo cálcio. Ao comer o almeirão cru, você pode melhorar o funcionamento do intestino – pelas fibras que estão compostas na folha, auxiliar no fortalecimento dos ossos, além de proteger o fígado, promovendo sua desintoxicação e ser considerado um cardioprotetor.

Suco verde detox com almeirão

Ao adicionar as folhas da hortaliças em sucos detox, ela irá atuar no auxílio do combate ao colesterol ruim e na desintoxicação do fígado, baço e vesícula biliar. Uma receita simples é bater em um liquidificador 2 folhas de almeirão, o suco de 1 limão, 1 fatia de melancia, 1 porção de capim-cidreira fresco e adiconar 1 colher de chá de semente de chia. Se preferir, você pode coar a bebida antes de tomar e adicionar cubos de gelo.
Imagem: Felipe Barra/Embrapa

Referências

– Balbach, A. As hortaliças na medicina natural.
Embrapa: Almeirão

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