[vc_row][vc_column][vc_column_text]

Foto por: Quimicalimentar
Nos países asiáticos, o coração ou flor da bananeira é consumido como um vegetal. Já no Brasil, a flor da bananeira ainda é praticamente desconhecida na culinária, exceto em algumas regões, onde ela é consumida tipicamente. Por ser pouco consumida no Brasil, os benefícios da flor da bananeira acabam se perdendo. O coração da banana sacia a fome e é muito parecido com o palmito, diferenciando-se apenas no sabor que é mais amargo.



Apesar de ser aparentemente muito rico em nutrientes, o coração da bananeira é bastante sensível, estando altamente sujeito à oxidação durante o processamento e preparo. É um produto suscetível ao escurecimento enzimático pela ação da enzima polifenol oxidase e devido a sua alta concentração de substratos oxidáveis, o que favorece uma diminuição na qualidade visual e organoléptica do coração da bananeira. O coração da banana possui concentrações elevadas de taninos, ácidos, flavonoides e antioxidantes que ajudam a neutralizar os radicais livres e elimina os danos oxidativos que conduzem ao câncer e doenças cardíacas. Outros nutrientes presentes na flor da bananeira são as fibras, proteínas e minerais. Se consumida regularmente, a flor da bananeira ajuda na melhora do mal humor e ainda diminui a sensação de ansiedade, devido ao magnésio presente em sua composição. Segundo relatos da medicina natural, o coração da bananeira pode ser usado como aliado em contra diversas, estando entre elas ulceras, anemias, prisão de ventre, redução da pressão arterial e, quando preparo como xarope, atua como um coadjuvante no combate a asma, tose e outras doenças respiratórias.

  • Como fazer o xarope da flor coração de bananeira?

Caso deseje preparar o xarope do coração da bananeira, você deve adquirir aproximadamente 1 kg de flor (coração) de bananeira, 1 kg de açúcar mascavo, 1 xícara cheia de mel puro. Inicie o preparo colocando em uma vasilha o coração da bananeira picado, alternando em camadas com o açúcar mascavo. Em seguida, adicione o mel na ultima camada e deixe descansar por 12 horas. Com o auxilia de uma peneira, separe o melado formado na vasilha dos demais ingredientes. Esse melado irá ser levado ao fogo médio por 20 minutos. Espere esfriar e coloque em um recipiente de vidro.

[/vc_column_text][vc_text_separator title=”Referências” color=”vista_blue” el_width=”50″][vc_message message_box_color=”alert-warning” icon_fontawesome=”fa fa-bars”]- Paladar/Estadão: Conheça o coração de bananeira, iguaria desconhecida no Brasil.
– SaBios: Rev. Saúde e Biol., v.9, n.2, p.40-45 mai./ago., 2014: COMPOSIÇÃO NUTRICIONAL DO CORAÇÃO DA BANANEIRA E SUA UTILIZAÇÃO COMO UM ALIMENTO ALTERNATIVO.
– http://g1.globo.com/economia/agronegocios/vida-rural/noticia/2012/10/receita-tipica-mineira-utiliza-umbigo-de-banana-como-ingrediente-principal.html
– Jardimdomundo: Flor da Banana.[/vc_message][/vc_column][/vc_row]
Carregar Mais
Carregar Mais Frutas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA *

Veja Também

Gosta de Pinhão? Além de ser uma ótima fonte de minerais e antioxidantes, o pinhão é rico em fibras e amido!

Foto: PICASA/Mauro Scharnik / IAPConsiderado uma iguaria na região Sul do Brasil, o pinhão…