As pessoas, de longe, sabem a real necessidade de se consumir verduras e frutas todos os dias. As frutas concentram fibras e vitaminas, além de diversas outras substâncias extremamente benéficas ao nosso organismo, sendo as frutas alimentos funcionais e completos, capazes de prevenir inúmeras doenças. As propriedades nutricionais da farinha de uva são inúmeras., conheça seus benefícios!

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Benefícios da farinha de uva

As farinhas funcionais estão com tudo no mundo das dietas e alimentação saudável. Feitas de vários alimentos, elas podem ser consumidas com facilidade e trazem uma série de benefícios para a saúde. A farinha de uva é extraída da semente e casca da fruta. Rica em nutrientes, o que não faltam são motivos para incluir o pozinho na alimentação. Ela é rica em fito químicos como as antocianinas, os  flavonoides, os taninos e o resveratrol, que são peças chaves na prevenção contra doenças do coração. O trabalho destas substâncias no organismo é atuar contra as inflamações e melhorar a circulação no sangue. A farinha de uva é um verdadeiro milagre no emagrecimento, além de ser uma forma de fazer dieta mais saudável, também, controla o volume de açúcar no sangue, diminui o nível do colesterol ruim, o LDL, o aparecimento de varizes. A grande vantagem do consumo de farinha de uva está no fato dos diabéticos não poderem consumir as frutas em quantidades razoáveis, uma vez que, a ingestão de algumas frutas já é suficiente para aparecer os sintomas devido à alta concentração de frutose. Mas a ação da farinha de uva vai além, pois seus ativos aliviam o cansaço dos olhos, sobretudo de quem passa muito tempo diante da tela do computador, reduz a degeneração macular e catarata e estimula a circulação sanguínea nos vasos dos olhos, o que pode evitar algumas doenças. A parte mais interessante é que a farinha de uva não contém glúten e lactose, podendo ser ingerida por pessoas que possuem restrições a essas substâncias, além de inibir a liberação de substancias químicas, chamadas de prostaglandinas, que podem gerar inflamação durante uma resposta alérgica.

Fonte de fibras

E tem mais! As ações anti-inflamatórias e anti-histamínicas dos nutrientes podem ajudar a manter baixos esses tipos de reações alérgicas como urticária, febre e eczema. Se as cápsulas de uva vencem a disputa no que diz respeito à concentração de flavonoides, a farinha de uva fica à frente em outro quesito de peso: é fonte das boas de fibras solúveis. Por isso, o consumo regular bota o intestino em velocidade alta, já que estimula a formação e movimentação do bolo fecal. Mas atenção, você só vai conseguir todos esses benefícios se beber água, pelo menos oito copos por dia. É que as fibras contidas nas farinhas precisam de líquidos para ajudar o intestino a funcionar bem e sem água o efeito pode ser contrário. A indicação de uso da farinha de uva é que sejam usadas até 3 colheres diárias, de modo fracionado. Pode ser adicionado a leite, bolo, vitaminas, sucos, iogurte e até em pratos salgados.

Referências

https://www.gazetadopovo.com.br/viver-bem/saude-e-bem-estar/farinha-de-uva-feita-de-casca-e-semente-e-rica-em-antioxidantes-e-fibras/

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