As farinhas funcionais ainda são super populares entre os adeptos de uma boa alimentação. A farinha de maracujá foi um das pioneiras e desde 1998 já possuía estudos sobre ela, incluindo os seus mais diversos benefícios para saúde. A farinha de maracujá é feita a partir da parte branca da casca do fruto, que é rica em nutrientes, como vitaminas, minerais e na fibra pectina. A pectina possui a capacidade de reter água e formar um gel no estômago, que retarda o esvaziamento gástrico e promove uma maior sensação de saciedade, melhorando a digestão e o trânsito intestinal.

A farinha de maracujá emagrece?

Quando usada em conjunto com outras boas práticas, sim. Devido a sensação de saciedade que a farinha e macujá proporciona, ela evita o consumo exagerado de calorias e auxilia no processo de emagrecimento. Quem busca emagrecimento, se beneficia da farinha de maracujá através de sua baixa concentração de macronutrientes e por sua alta concentração de fibras.

A farinha de maracujá solta o intestino?

Sim. As fibras solúveis que estão presentes na farinha auxiliam na digestão e deixa o intestino solto. Por outro lado, as vitaminas que compões a farinha, auxiliam na produção de hormônios que controlam a ansiedade, previnem a anemia, protegem os ossos e melhoram na circulação sanguínea. Além disso, a pectina presente na casca do maracujá também regula a produção de glicose (sendo bastante eficaz no controle e prevenção do diabetes) e ajuda no controle da produção do colesterol, se ligando à gordura e fazendo com que ela seja eliminada no final da digestão.

Recomendação de consumo diário

A recomendação diária do consumo da farinha de maracujá é de 2 colheres de sopa (antes das refeições), sendo importante o aumento da ingestão diária de água (2 litros no mínimo) para que não ocorra a constipação intestinal. Porém a farinha de maracujá também pode ser adicionada em sucos, batidas de frutas, iogurtes ou como seguir sua preferência.

Como fazer a Farinha da casca do Maracujá?

Antes de tudo, lave muito bem o maracujá, deixando posteriormente o fruto de molho em uma solução de água e água sanitária, por pelo menos 15 minutos.  Após o tempo, retire o maracujá do molho e lave-o em água corrente, retirando suas polpas. Separe a parte branca da casca, corte-a em tiras e leve ao forno médio por meia hora. Após esfriar, bata no liquidificador até virar farinha. Se guardada em um recipiente fechado, a farinha de maracujá possui validade de até 3 meses.
Foto por: Christina Xu

Carregar mais
Load More In Frutas

Veja também

Benefícios da Alcachofra: além de ajudar no controle do colesterol, é diurética e atua contra a má digestão.

Uma planta nativa da região mediterrânea, introduzida no Brasil por imigrantes italianos n…