A Borragem, de nome científico Borago officinalis L, é uma planta nativa do Mediterrâneo e norte da África. Dependendo da região, pode ser conhecida por borracha, borracha-chimarrona, borrage, foligem, borage (inglês), borraja (espanhol), bourrache (francês), borragine comune (italiano) ou boreisch (alemão), por exemplo. Na medicina popular, desde a idade média a Borragem foi conhecida como uma erva medicinal, pois acreditavam que ela exercia um efeito mágico sobre o corpo e a mente. Mas, após estudos realizados mais afundo com a planta, foi aconselhado apenas aplicação externa da planta, devido a descoberta de alcaloides tóxicos em sua composição, podendo causar desde reações alérgicas, até induzir ao câncer quando consumido em grande quantidade. Como alternativa e para não deixar de lado os compostos benéficos da planta, começou a ser extraído o óleo essencial das sementes da Borragem, considerado uma alternativa ao óleo de prímula, indicado principalmente para transtornos menstruais e reumáticos.


Diabetes

Composição Química

Bem como, podem ser encontradas diversos ativos químicos nas flores da Borragem . As principais substâncias encontradas são as mucilagens, cerca de 30% o ácido salicilico solúvel, nitrato de potássio, vitamina C, taninos, saponinas e alcaloides, por exemplo. Toda via, alguns desses alcaloides são tóxicos, entre eles os isopirrolizidínicos, supinina, licopsamina, intermedina, ambilina e thesuinina tornam, o que torna esta planta imprópria para consumo.

Óleo essencial da Semente de Borragem.

Logo, é inviável o consumo in natura das flores/caule da borragem. Mas, é possível ser extraído óleo de borragem das sementes da planta, que apresenta em sua composição ácidos graxos saturados e insaturados, além de tocoferóis. Os tocoferóis, por exemplo, atuam com ação antioxidante, sendo utilizado em conjunto para auxiliar em diversos tratamentos terapêuticos, devido a sua alta concentração de ácido γ-linolênico, podendo contribuir para o bom funcionamento das glândulas supra-renais e ajudando na diminuição dos sintomas de depressão por sua ação tonificante.

O Óleo possui propriedades benéficas contra os sintomas da TPM!

Por ser um óleo rico em Ômega 6, o óleo essencial pode aplicado para auxiliar nas funções ginecológicas, podendo fazer com que os hormônios se estabilizem, assim diminuindo os efeitos de cólicas e ajudando na estabilidade da tensão pré-menstrual. Como resultado, ele ainda age melhorando a saúde da pele, dos cabelos, dos ossos, o metabolismo e também na melhora do sistema reprodutor feminino.

Pode ser aplicado contra artrite.

Por fim, quem sofre com as dores causadas pela artrite, também pode se beneficiar com o uso regular do óleo. Um estudo publicado pela WebMD, concluiu que O GLA do óleo de borragem teve potencial efeito analgésico e anti-inflamatórios. Inclusive evidenciaram que algumas pessoas notaram uma diminuição na dor nas articulações e nos inchaços.
Foto por: liesvanrompaey

Referências

PPmac: Borragem
Melcoprol: Oleo da semente de Borago O.
– Balbach,A. As plantas Curam: Borago O.
PortalEducação: Farmacologia da Borago O.
Vitalatman: Efeitos da Borago O.
GreenMe: Borago – Efeitos e beneficios.

Carregar Mais!

Veja Mais!

A Espinheira-Santa promove benefícios contra úlceras gástricas, é antibactericida, anti-asmática e até antitumoral.

A Espinheira Santa, de nome científico Maytenus ilicifolia, pode ser conhecida por vários …