Foto por: Kjersti Magnussen (imagem ilustrativa)
A Catuaba é uma bebida alcoólica preparada a partir de diversas plantas que são dotadas de propriedades afrodisíacas.  As principais plantas que compõe a catuaba são o Erythroxylum catuaba, o embiruçu, a Anemopaegma glaucume, Trichilia catigua e o Avenco paegma mirandum. A bebida catuaba é indicada principalmente para quem sofre de impotência sexual, por sua ação que auxiliar a circulação sanguínea dos vasos penianos, porém seu uso pode ser indicado em demais casos.

Em virtude das plantas presentes na catuaba, a bebida possui substâncias que atuam com ação antioxidante, como por exemplo os ativos chinchonaina Ia, IIa e kandelina A1. Os demais ativos encontrados na catuaba são os taninos, cumarinas, flavanolignanas, esteróides e saponinas. Mas não é somente para apimentar as relações sexuais ou melhorar a ereção masculina que a catuaba possui efeito. Devido a ação das demais substâncias citadas, a bebida catuaba pode atuar também contra a insônia, o nervosismo, melhorar a memória, atuar como expectorante, tônico e vasodilatadora.

Quem desejar obter os mesmos benefícios da bebida catuaba através do chá de Trichilia catigua, pode preparar uma infusão da erva contendo 2g da planta para 1 litro de água fervente. Após o preparo, o indicado é tomar de 2 a 3 xícaras do chá de catuaba por dia. É importante lembrar que a catuaba é contraindicada para pessoas que já fazem o uso de vasodilatadores, antidepressivos sintéticos à base de fluoxetina e derivados, pacientes com problemas cardíacos, hipertensos e por quem possui hemofilia.

Referências

– Minhavida: Catuaba pode melhorar o desempenho sexual.
– Chabeneficios: Propriedades e efeitos do chá de catuaba.
– http://revistagalileu.globo.com/Galileu/0,6993,ECT917002-3570,00.html

Cláudio P. Filla | Laboratory Technician UTP-PR | Químico, escreve sobre o efeito positivo dos alimentos naturais através de suas propriedades e os perigos por trás dos alimentos industrializados. Mas gosta mesmo é de compartilhar alternativas para uma vida mais saudável. Curitibano, ama um pé na terra e outro no mar, mas também a rotina cultural da cidade grande.
Carregar Mais
Carregar Mais Chás & Sucos
Comentários trancados.

Veja Também

Desprezado em algumas regiões, o Caruru possui alto valor nutricional e pode ser utilizado em casos de deficiência de cálcio e vitaminas, e contra infecções.

Da família das Amarantáceas, o caruru ou bredo é uma planta silvestre comestível. É um veg…