Não importa o dia, nem a hora, a Banana vai bem sempre! Seja como for, ela é considerada uma das frutas mais populares entre os brasileiros, podendo ser consumida in natura, em bolos, doces, sobremesas, frita e até crua (biomassa de banana verde). E não importa as diferenças existentes nos tipos de bananas. Quando se trata de benefícios e valores nutricionais, ela não deixa a desejar. A banana é uma fruta rica em potássio, ferro e magnésio, vitamina B6, vitamina C, vitamina A e alto teor de fibras, por exemplo.

Todos os tipos de bananas são recheados de nutrientes

Afinal, os nutrientes da banana, tornam ela um fruto capaz de promover a saciedade, auxiliar no controle da pressão arterial, diminuir as cãibras, promover auxilio energético – sendo muito bem vinda antes da atividade física ou após, para repor nutrientes perdidos, e ainda estimular a sensação de bem-estar, devindo a presença de triptofano (um aminoácido que auxilia na produção serotonina).

Quais são os tipos de bananas que existem?

Contudo, a principal dúvida que ficar no ar é: todos os tipos de bananas são iguais? Existem diferenças entre os tipos de bananas? Fique por dentro da informação nutricional da banana!

Banana Caturra

Banana CaturraConhecida popularmente na região Sul como Banana Caturra, ela também pode ser chamada por Nanica, baé, casca verde ou ainda de Inglesa, por exemplo.
Quando chamada por Banana Nanica, pode gerar uma certa confusão por ser maior que a banana maçã.
Devido ao seu alto teor de potássio, ela é muito consumido por adeptos à atividades físicas. Dessa forma, ela pode auxiliar na prevenção de eventuais cãibras e por ser também eficaz para diminuir a pressão arterial, além de estar relacionada ao equilíbrio hidro-eletrolítico.
Ela ainda é fonte de vitaminas do complexo B.

Banana Ouro

Banana OuroA banana Ouro é considerada como um dos menores tipos de bananas encontradas, podendo chegar a medir até 10 cm. Ela é resultado do cruzamento de duas espécies selvagens da região biogeográfica da Malásia e da Indochina continental: Musa acuminata e Musa balbisiana. Sua produção é mais comum na região de Santa Catarina. Suas principais características são seu sabor adocicado e e perfumado. Mas, não se engane com seu tamanho! Apesar de pequena, é muito calorica se comparada com uma banana de maior tamanho. Por fim, ela ainda é fonte de fibras e de vitamina C.

Banana Maçã

banana maçãA banana maçã é nativa da América Central e do Sul, sendo cultivada em regiões subtropicais e tropicais.
São grossas e pequenas, mas, não tanto como a banana ouro e possuem toques de maçã e morango, sendo por esse motivo a classificação de banana maçã.
Por fim, nutricionistas afirmam que esta variedade de banana é a com mais teor em proteínas e fibras, além disso, é o tipo de banana que mais contém manganês e fosforo.

Banana Prata

Banana PrataPossuindo uma polpa super consistente, a Banana Prata é o tipo mais recomendado para o preparo de doces e sobremesas. Para diferenciar a banana prata das outras, basta verificar se ela possui um formato reto e casca com cinco facetas. Por outro lado, se for ainda jovem, sua polpa é mais azeda e picante, com notas de maçã e limão. Se estiver mais madura é mais consistente e doce.
Informação nutricional da banana prata: assim como as outras, a banana prata também é fonte de fibras, poucas calorias e rica em potássio.

Banana Da-terra

Banana da TerraA banana da-terra, banana-comprida, pacova ou chifre de boi, é um dos tipos de bananas de grande porte oriunda da África. Possui uma casca de cor amarela escura, com manchas pretas quando madura e sua polpa é rosada e macia. Quanto ao seu consumo, não é recomendável sua ingestão crua, devido a presença de amidos não digeríveis e não ser muito doce. Por isso ela é mais conhecida em pratos em que foi cozida, frita ou assada. Ela também é fonte de vitaminas do complexo B e C.
Fotos por: Pedro Alonso / Desinchá

Viu só!? Por mais que existam diferenças estéticas nos tipos de bananas, todas são igualmente benéficas para nossa saúde. E você ainda pode escolher qual usar dependendo da receita escolhida.


Referências
G1.Globo: O que é que a banana tem?
MundoEcologia: Banana nanica
BlogBanana: Banana Ouro
Agro20: Banana Ouro
Fruta: Banana Maçã/Prata
Minhavida: principais tipos de banana

Carregar mais
Load More In Frutas

Veja também

Comer Kiwi traz benefícios para saúde!

Pertencente à família Actinidiacea, o kiwi é um fruto de aparência e sabor bem característ…