A avenca é uma planta ornamental, originária da Europa central e meridional, que nasce em formas de touceiras. Algumas da espécies encontradas no Brasil, são as de nome cientifico Veneris capillus, Avenca brasiliensis e Adiantum risophorum.

Na medicina natural, a avenca é aplicada, principalmente, no auxilio de tratamentos contra catarro, tosse e rouquidão. Também pode ser utilizada contra a calvície, verrugas, cólicas menstruais, diarreias, caspas e ajuda a regular a menstruação. Resultados da ação de substâncias encontradas na folha da avenca, gerando à planta propriedades diuréticas, sedativas, tônicas, anti-inflamatórias, expectorantes e emenagogas. Os principais principios ativos encontrados na avenca são os flavonoides, as proantocianidinas (substâncias com capacidade de combater os radicais livres), os triterpenos, taninos e carotenoides. O óleo essencial da avenca, é composto por adiantóxido, adiantona, astragalina, beta-sitosterol, cafeilga-lactose, cafeilglucose, campesterol, ácido cumárico, cumarilglicose, diplopterol, epoxifilicano, feranadieno, ferneno, filicanos, hopanona, isoadiantona, isoquercetina, caempferóis, luteína, mutatoxantina, naringina, neoxantina, nicotiflorina, oleananos, populnina, procianidina, prodelfinidina, quercetina, querciturona, ácido quínico, rodoxantina, rutina, ácido shiquímico, violaxantina e zeaxantina.

avenca

Normalmente a avenca é usada em forma de chá. O chá de avenca é empregado no combate de males do peito, facilitando a expectoração, aumentando o apetite e favorecendo a digestão. Quem tem dificuldades para urinar, deve tomar o chá de avenca devido a sua propriedade diurética. O chá de avenca também acalma dores reumáticas e sequidão da garganta. Por possuir substâncias de efeito sedativo, pessoas agitadas podem fazer seu uso para relaxamento. Para o preparo do chá de avenca, devem ser usadas suas folhas (aprox. 2 colheres) em 1 litro de água fervente. Após, a infusão deve ser abafada por 10 minutos e coada antes do uso.



A avenca é contraindicada na gestação, ela possui substâncias que estimulam o útero. Mulheres com canceres estrogênio-positivos não devem consumir a avenca. Diabéticos também devem evitar o uso da planta, ela pode potencializar a insulina e a medicação antidiabética. Em testes em laboratório, a avenca mostrou ter ação inibidora na nidação, não devendo ser utilizada por mulheres que querem engravidar. Porém a avenca tem baixa toxidade, devendo ser evitada apenas nos casos citados.

Referências

– BALBACH, A. As Plantas Curam – Avenca. São Paulo.
– FRUTUOSO, V. Ervas e Plantas que Curam – Avenca. São Paulo.
– http://www.plantasquecuram.com.br/ervas/avenca.html

Carregar Mais
Carregar Mais Chás & Sucos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA *

Veja Também

Comeu algo e passou mal? Confira 4 dicas de chás digestivos para auxiliar na melhora dos sintomas da má digestão!

Foto por: Etienne FAT É “tiro e queda”, não é? Foi comer aquela frit…