Devido aos efeitos colaterais causados pelo uso de algumas drogas medicinais (remédios), muitas pessoas aderiram ao uso dos chamados “remédios naturais.  As ervas passaram a ser consideradas com uma alternativa mais segura e “limpa”. Porém, deve sempre ter cuidado quanto ao uso das mesmas, por possuírem um grande poder de cura, sendo usadas com cautela. As ervas atuam pelo fortalecimento do corpo, combinando vários ingredientes que,

atuando em conjunto, fazem uma máxima proteção e apoio ao organismo.  Elas podem ser usadas de várias formas: em chás, infusões, decocções, xaropes, óleos e compressas, além de muitas alternativas.

Chás ou infusões

A preparação de infusões de ervas é o método mais simples e eficaz entre as opções. O corpo humano possui afinidade com a água e as infusões são bem aceitas por todo o tipo de organismo. As infusões são mais indicadas para folhas e flores secas. As sementes ou raízes, também podem ser usadas e infusões, mas, demoram o dobro do tempo para serem preparadas.

Os chás ou infusões de ervas devem ser tomados, preferencialmente, de manhã, em jejum, e a noite, antes de deitar-se. No preparo, nunca deve ser usado utensílios de metal. Preferencialmente, deve ser usado o mel, que é um ótimo curativo, ao lugar do açúcar. Sempre fazer a dose de chá para ser tomada no mesmo dia, pois de um dia para o outro ele fermenta.  O uso dos mesmos não pode ser prolongado. De preferencia de 10 em 10 dias, mais ou menos, pois o uso prolongado tem seu efeito curativo diminuído.

Como preparar uma infusão

Use 1 colher (de chá) de erva seca para uma xícara de água. Despeje a água fervente sobre as ervas e tampe.preparocha2 Os saquinhos, vendidos em supermercados, podem ser usados como bebida, mas o aconselhado são as ervas secas para fins medicinais.

Depois de 5 minutos, coe e beba. Dose 2 xícaras ao dia ou 6 xícaras porpreparocha dia caso esteja com sintomas agudos como gripes. As ervas por serem remédios complexos, não fazem efeito de imediato, aliviando todos os sintomas rapidamente, dê um tempo para as ações das mesmas.

Decocções

São indicadas para o preparo de raízes, cascas e sementes.  Deve ser preparada um porção da erva, aproximadamente 25 g, para 500ml de água. Deixar levantar fervura e após 10 minutos coar. A recomendação é de 3 a 6 xícaras por dia.

Xaropes

Para o preparo, podemos inicialmente preparar um decocção e coar, depois reduzir lentamente, em fogo baixo,  a um oitavo do seu volume. Adicionar açúcar ou mel e após a mistura retornar ao fogo alto e mexer até completa solubilidade do açúcar ou mel na água. Os xaropes duram alguns meses.

Óleos aromático

Indicado para massagens. Em uma panela de aço com um bom espaço, picar as ervas frescas em uma quantidade que de para cobrir o recipiente todo onde será armazenado o óleo. Coloque metade da erva no recipiente e despeje óleo de oliva ou girassol até cobri-la. Tampar e colocar o recipiente dentro da panela. Preparar o famoso banho-maria com o recipiente dentro da panela com água. Deixar ferver por 2 horas e cuidar para a água não escorrer pela panela e nem secar na panela. Após esfriar, coar o óleo e reservar. Quando estiver mais frio, o óleo já coado, colocar o resto da erva, novamente, no recipiente e despejar nela o óleo que estava reservado. Feito isso repetir o procedimento em banho-maria. Realizar a fervura das ervas no óleo quente permite a síntese dos óleos aromáticos. Os óleos aromáticos são aquecedores e nutritivos para a pele. Lembrando-se de não fazer a automedicação! Procure sempre um fito terapeuta antes de iniciar o uso.

Cláudio P. Filla | Laboratory Technician UTP-PR | Químico, escreve sobre o efeito positivo dos alimentos naturais através de suas propriedades e os perigos por trás dos alimentos industrializados. Mas gosta mesmo é de compartilhar alternativas para uma vida mais saudável. Curitibano, ama um pé na terra e outro no mar, mas também a rotina cultural da cidade grande.
Carregar Mais
Carregar Mais Chás & Sucos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA *

Veja Também

Leite Integral ou Leite Desnatado? Qual leite é o melhor e com mais benefícios?

São inúmeras as opções de leite em amostra nas gondolas dos supermercados. Podendo ser o l…