Hoje um dos principais objetivos de vida é perder peso. Muitas pessoas recorrem a dietas mirabolantes, séries de exercícios, plantas medicinais ou até medicamentos que facilitam o processo do emagrecimento. Um desses mecanismos de emagrecimento rápido que vem crescendo casa vez mais a cada dia, é o uso da Noz da Índia.

A noz da Índia Aleurites moluccana – possui como principal característica sua ação diurética e laxativa. Infelizmente essa ação é o principal motivo para ser procurada por tantas pessoas que desejam emagrecer, além de ser classificada como um produto natural que pode ser benéfico. Na internet é possível encontrar inúmeros sites com relatos de pessoas que usam a noz da índia, perderam peso e não tiveram efeitos colaterais. Por outro lado, também é possível encontrar diversos relatos por intoxicação após o uso da noz da índia, em alguns casos, levando até a morte. O grande problema do uso da noz da índia está na sua forte ação diurética e laxativa, que pode prejudicar a saúde, afinal, com essa ação, o organismo elimina uma grande concentração de eletrolitos e, esse desequilíbrio eletrolítico, interfere na regulação da pressão arterial, na quantidade de fluídos corporais e também na manutenção do equilíbrio ácido-base.

Outra complicação grave, seria uma possível variação nos níveis de potássio, impedindo o correto funcionamento cardíaco. Inclusive, pessoas que já tomaram a noz da índia relataram diversos efeitos colaterais como diarreia, vomito, náusea, cólica, desidratação, cianose, hipotermia, entre outros. Para finalizar é importante destacar que não existem estudos científicos que comprovem a ação emagrecedora da noz da índia, nem uma análise profunda das substâncias presentes na noz da índia e sua toxicologia. Portanto, se procura emagrecimento, tente adotar medidas menos perigosas como o uso de chás, reeducação alimentar, além de hábitos saudáveis. Dentro do site Química Alimentar você conta com um grande arquivo de artigos relacionados a frutas, hortaliças, ervas, chás e sucos que poderão auxiliar você em seu emagrecimento! Use esse ponto positivamente para ajudar você.

Referências

– BARG, DÉBORA GIKOVATE. IBEHE / FACIS.  Plantas Tóxicas – Noz da Índia.
– Universidade Andrés Bello – Noz da Índia. http://www.dratelmawaki.com/perigos-do-uso-da-noz-da-india/

Cláudio P. Filla | Laboratory Technician UTP-PR | Químico, escreve sobre o efeito positivo dos alimentos naturais através de suas propriedades e os perigos por trás dos alimentos industrializados. Mas gosta mesmo é de compartilhar alternativas para uma vida mais saudável. Curitibano, ama um pé na terra e outro no mar, mas também a rotina cultural da cidade grande.
Carregar Mais
Carregar Mais Saude

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA *

Veja Também

A frutose é realmente uma vilã? Entenda o que é frutose, suas características, aplicações e seus malefícios à saúde!

A Frutose, também conhecida por levulose ou açúcar das frutas, possui alto poder adoçante …