Em busca de uma alimentação mais saudável, a demanda por novos alimentos considerados nutricionalmente saudáveis aumentou muito nos últimos anos. Alguns exemplos que podem ser citados são as farinhas funcionais ou óleos essenciais, obtidos através das sementes de diversos alimento. A semente de abóbora, embora seja desconhecido por grande parte da população, pode ser utilizada como um suplemento alimentício natural, possuindo benefícios que atuam no fortalecimento do organismo e auxiliando na prevenção e combate de diversas doenças.

Benefícios das sementes de Abóbora

As sementes de abobora são ricas em ácidos graxos mono e poli-insaturados, possuem um alto teor de fibras e ainda são fonte de minerais como o zinco, magnésio e potássio, além das vitaminas E, A e do complexo B. Elas podem trazer diversos benefícios à saúde, gerando controle da pressão arterial, podendo ser aplicadas como um vermífugo (devido à ação anti-helmíntica que apresentam resultante do princípio ativo cucurbitacina), auxiliando no fortalecimento do coração (através da ingestão do óleo extravirgem da semente de abóbora, que é rico em ômega 9) e na redução do colesterol e triglicérides.

Para que outros problemas serve a semente de abóbora?

As sementes de abóbora ainda podem prevenir doenças intestinais, pois diminuem o contato com substâncias tóxicas que existem no intestino (devido ao seu alto teor de fibras). O ativo cucurbitacina, ainda pode gerar propriedades anti-inflamatórias, que previnem doenças na próstata e no trato urinário. Por ser fonte de zinco, as sementes de abóbora também ajudam no fortalecimento do sistema imunológico. Por fim, elas também podem ser utilizadas no tratamento da depressão, devido a presença do triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, que está relacionado ao bem estar.
Foto por: Brian Jackson

Referências

– Guia GPHR. Sementes de Abobora: um forte aliado a saude.
– Luciana de Paula NAVES1 *, Angelita Duarte CORRÊA2 , Celeste Maria Patto de ABREU2 , Custódio Donizete dos SANTOS2 – Nutrientes e propriedades funcionais em sementes de abóbora (Cucurbita maxima) submetidas a diferentes processamentos

Load More Related Articles