[vc_row][vc_column][vc_column_text]

Foto por: Melanie Shaw
O sabugueiro,  também conhecido pelos nomes de sabugueirinho e sabugueiro-da-europa,  é uma espécie muito comum na Europa e em algumas regiões do Brasil como o Rio Grande do Sul. Suas flores e frutos são bastante utilizados como agente medicinal, alimento e corante. Na medicinal natural, o chá de sabugueiro é indicado para auxiliar no tratamento de diversas doenças. Os benefícios do chá de sabugueiro podem ser utilizados no tratamento da catapora, de gripes e resfriados, dores reumáticas, inflamações, rinites, entre outras.



O chá de sabugueiro possui ativos com propriedades medicinais,  que atuam diretamente contra as doenças. Entre os ativos presentes, é importante citar, devido a sua ação, os flavonoides, taninos, óleos essências, além de também ser rico em vitamina C e ácidos múcicos. No caso, os flavonoides presente no sabugueiro protegem as células dentro do corpo e pode reduzir a degeneração celular, além de ajudar na diminuição de doença cardíaca e ataque cardíaco. Porém para uso interno, o sabugueiro deve ser consumido seco. Quando usado fresco, há relatos de toxidade causada pelo sabugueiro, isto porque ele contêm um glicosídeo de cianeto de indução. Se usado de forma correta, o chá de sabugueiro atua no organismo como um laxante, anti-inflamatório, sudorífico, antifebril, antigripal e desintoxicante. O chá de sabugueiro também pode auxiliar no tratamento do sarampo, de viroses, bronquites, ácido úrico, tosses, retenção urinária e varizes. Se usado externamente, o sabugueiro auxilia no tratamento de dermatoses, erupções cutâneas, queimadura, manchas na pele, calos, dores articulares e conjuntivite.

[/vc_column_text][vc_message message_box_color=”alert-success” icon_fontawesome=”fa fa-coffee”]

Como preparar o Chá de Sabugueiro

[/vc_message][vc_column_text]

As partes utilizadas para preparar o chá de sabugueiro são as suas flores, folhas e parte interna do caule, porém secas. Você vai precisar de 1 colher (de sopa) de flores secas de sabugueiro e 1 xícara de água. Com os ingredientes em mãos, você irá adicionar uma colher de sopa de flores secas de sabugueiro em uma xícara de água fervente. Após o preparo da infusão, deixe em repouso por 10 minutos. Coe e tome três xícaras deste chá ao dia.

[/vc_column_text][vc_message message_box_color=”alert-success” icon_fontawesome=”fa fa-envira”]Como preparar o Xarope de Sabugueiro[/vc_message][vc_column_text]

Além do chá de sabugueiro, que pode ser utilizado para tratar diversas males da saúde, existe ainda uma receita caseira especifica para tratar a tosse e a renites: o xarope de sabugueiro. Para preparar o xarope de sabugueiro, você irá precisar de 4 a 5 ramas de sabugueiro, 500 g de açúcar ou 500 ml de mel  e 1 litro de água fervente.

Modo de preparo:

Numa panela, ferva a água e o açúcar por cerca de 10 minutos. Adicione as ramas de sabugueiro e deixe ferver por 4 minutos. Retire do fogo, cubra, deixe descansando por 2 horas e depois peneire. Cozinhe novamente e coloque em garrafas. Caso faça com o mel, prepare normalmente a infusão do sabugueiro, coe e misture lentamente em um liquidificador a infusão junto ao mel.

[/vc_column_text][vc_text_separator title=”Referências” color=”vista_blue” el_width=”50″][vc_message message_box_color=”alert-warning” icon_fontawesome=”fa fa-bars”]- BALBACH, A. As Plantas Curam: Sabugueiro – Sambucus nigra.
ERVANARIUM: Sabugueiro.[/vc_message][/vc_column][/vc_row]
Carregar Mais
Carregar Mais Chás & Sucos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA *

Veja Também

Águas aromatizadas: são funcionais, repletas de benefícios e muito mais!

Foto por: Marco Verch As águas aromatizadas são ótimas opções para quem deseja hidratar o …