O sabugueiro,  também conhecido pelos nomes de sabugueirinho e sabugueiro-da-europa,  é uma espécie muito comum na Europa e em algumas regiões do Brasil como o Rio Grande do Sul. Suas flores e frutos são bastante utilizados como agente medicinal, alimento e corante. Na medicinal natural, o chá é indicado para auxiliar no tratamento de diversas doenças. Os benefícios do chá de sabugueiro podem ser utilizados no tratamento da catapora, de gripes e resfriados, dores reumáticas, inflamações, rinites, entre outras.


PUBLICIDADE

Seu chá possui ativos com propriedades medicinais,  que atuam diretamente contra as doenças. Entre os ativos presentes, é importante citar, devido a sua ação, os flavonoides, taninos, óleos essências, além de também ser rico em vitamina C e ácidos múcicos. No caso, os flavonoides presentes em sua composição, protegem as células dentro do corpo e pode reduzir a degeneração celular, além de ajudar na diminuição de doença cardíaca e ataque cardíaco. Porém para uso interno, o sabugueiro deve ser consumido seco. Quando usado fresco, há relatos de toxidade causada pelo sabugueiro, isto porque ele contêm um glicosídeo de cianeto de indução. Se usado de forma correta, atua no organismo como um laxante, anti-inflamatório, sudorífico, antifebril, antigripal e desintoxicante. Ele também pode auxiliar no tratamento do sarampo, de viroses, bronquites, ácido úrico, tosses, retenção urinária e varizes. Se usado externamente, o sabugueiro auxilia no tratamento de dermatoses, erupções cutâneas, queimadura, manchas na pele, calos, dores articulares e conjuntivite.

Como preparar o Chá de Sabugueiro?

As partes utilizadas para preparar o chá são as suas flores, folhas e parte interna do caule, porém secas. Você vai precisar de 1 colher (de sopa) de flores secas de sabugueiro e 1 xícara de água. Com os ingredientes em mãos, você irá adicionar uma colher de sopa de flores secas em uma xícara de água fervente. Após o preparo da infusão, deixe em repouso por 10 minutos. Coe e tome três xícaras deste chá ao dia.

Como preparar o Xarope de Sabugueiro?

Além do chá, que pode ser utilizado para tratar diversas males da saúde, existe ainda uma receita caseira especifica para tratar a tosse e a renites: o xarope de sabugueiro. Para preparar o xarope, você irá precisar de 4 a 5 ramas de sabugueiro, 500 g de açúcar ou 500 ml de mel  e 1 litro de água fervente.

Modo de preparo

Numa panela, ferva a água e o açúcar por cerca de 10 minutos. Adicione as ramas de sabugueiro e deixe ferver por 4 minutos. Retire do fogo, cubra, deixe descansando por 2 horas e depois peneire. Cozinhe novamente e coloque em garrafas. Caso faça com o mel, prepare normalmente a infusão, coe e misture lentamente em um liquidificador a infusão junto ao mel.
Foto por: Melanie Shaw

Referências

BALBACH, A. As Plantas Curam: Sambucus nigra.
ERVANARIUM:Sabugueiro.

Carregar Mais
Carregar Mais Chás & Sucos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Águas aromatizadas: são funcionais, repletas de benefícios e muito mais!

Foto por: Marco Verch As águas aromatizadas são ótimas opções para quem deseja hidratar o …