Foto por: photogramma1
A arnica, de nome científico Arnica montana, é uma planta pertencente à família das Asteráceas, sendo originária das regiões montanhosas da Europa. Provavelmente você já escutou dos mais antigos,  o santo remédio que a arnica é contra lesões e doenças, devido a sua ação analgésica. Contudo, a arnica não deve ser utilizada internamente por possuir efeito hepatotóxico. – Saiba onde comprar cremes a base de Arnica!

Por possuir propriedades analgésicas, a arnica é bastante eficaz no alívio de hematomas e lesões desportivas, além de acelerar o processo de cicatrização de feridas pós-operatórias ou de tratamentos dentários. As substâncias químicas que compõe a arnica, que resultam nos seus benefícios são os flavonoides, entre eles o betuletol, eupatofilina, glucoronídeos flavonólicos, hispídulina, isoramnetina, luteolina, ptauletina, espinacetina, tricina, caempferol, quercetina, derivados kaempferol e quercetínicos, que atuam na cicatrização de ferimentos, podem combater hemorragias leves, além de possuírem efeito anti-inflamatório, se aplicados externante.  arnica também é composta por inulina, bataina, arnidiol e foradiol, colina, trimetilamina,  criptaxantina, luteina, fitoesteroides óleos essenciais como o timol e seus derivados e por fim, seu principio amargo, a arnicina. Fora sua aplicação contra dores, a arnica ainda pode ser aplicada no clareamento de manchas roxas causadas por edemas e hematomas, para repelir insetos e amenizar coceiras causadas por eles, além de cicatrizar furúnculos e desinfetar ambientes.

O uso uso interno do chá de arnica não é recomendado por ser uma planta altamente toxica. Porém, o uso externo da arnica não possui contraindicação. Porém, quando usada em excesso, a arnica poderá produzir eritema e queimação. Além disso, pessoas alérgicas a camomila, crisântemos, margaridas e outras Asteraceae, devem evitar o uso da planta.

Referências

– http://www.botanical-online.com/medicinalsarnica.htm
– BALBACH, A. As Plantas Curam – Arnica.
– http://www.bolsademulher.com/medicina-alternativa/1453/beneficios-da-arnica
– Analgesia e ação antiinflamatória da Arnica montana 12CH comparativamente ao cetoprofeno em cães.
– http://www.plantasquecuram.com.br/ervas/arnica-montana.html

Cláudio P. Filla | Laboratory Technician UTP-PR | Químico, escreve sobre o efeito positivo dos alimentos naturais através de suas propriedades e os perigos por trás dos alimentos industrializados. Mas gosta mesmo é de compartilhar alternativas para uma vida mais saudável. Curitibano, ama um pé na terra e outro no mar, mas também a rotina cultural da cidade grande.
Carregar Mais
Carregar Mais Plantas & Ervas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA *

Veja Também

Conhece o chá de jasmim? As propriedades do jasmim aumentam a libido, agem como um analgésico natural, ameniza os sintomas da TPM e mais!

O jasmim é muito conhecido por seu aroma adocicado, muito empregado em perfumes e na aroma…