Globalmente, a população desenvolveu o hábito da automedicação, utilizando, como auxílio ao combate de sintomas de doenças, drogas alopáticas (conhecidos por remédios), medicações homeopáticas e fitoterápicas. Mas afinal, qual diferença entre elas e quais são seus efeitos no organismo?

O principal e mais conhecido meio de sistema de medicação é a alopatia. A alopatia visa combater as doenças por efeitos de medicamentos que produzem efeitos contrários as doenças, empregando drogas, antibióticos, vacinas, soros, etc. Por exemplo, se você tem uma febre, toma um remédio contra febre (antitérmico); se tem uma dor, um analgésico contra a dor; se tem uma infecção, um antibiótico contra infecção. Normalmente os sintomas das doenças desaparecem em pouco tempo, porém, o grande problema do uso contínuo do uso de drogas alopáticas, é o grau de toxidade que elas provocam. Essa toxidade provoca muitas vezes efeitos colaterais, danificando o organismo humano, afetando o aparelho digestivo, fígado, o sistema nervoso e até o coração. Como resultado, o organismo se torna intolerante aos princípios ativos utilizados nas drogas alopáticas. O maior problema disso tudo, é o uso indiscriminado e sem cautela que a população faz desses medicamentos. A venda de analgésicos, por exemplo, é extremamente alta. Qualquer pessoa pode ir a farmácia e comprar livremente os medicamentos, muitas vezes sem prescrição médica e sem controle da dosagem usada.

remedio

Outro exemplo de droga alopática, utilizada com pouca cautela, são os antibióticos. Os antibióticos são extraídos de bolores, bacilos e plantas, sendo os mais comuns são a penicilina, terramicina e cloromicetina. A ação deles é de deixar inoperante a reprodução dos micróbios e, posteriormente, nossas defesas naturais exterminarem os micróbios presentes. O ponto negativo do uso constante de antibióticos, é que, como resultado, eles diminuem a formação de anticorpos e enfraquecem o sistema imunológico, além de micróbios e germes acabarem ganhando resistência aos antibióticos usados neles anteriormente.

antibiotico

Como alternativas, com menor impacto a saúde e intoxicação, são indicados outros dois sistemas de medicação: a homeopatia e a fitoterapia.

A Homeopatia é uma ciência baseada na cura pelos semelhantes. Ou seja, são administradas substancias que causariam os mesmos sintomas que a doença em seu corpo, só que com doses muito reduzidas, tendo assim a capacidade de estimular seu organismo a buscar o equilíbrio, tratando-se o doente e não a doença. A Homeopatia não se aplica apenas a casos mais leves (como resfriados), a doenças crônicas persistentes, alergias, etc. Ela trata, também, moléstias agudas e infecções, sendo útil em queimaduras, ferimentos e em primeiros-socorros. Mas é importante lembrar: a Homeopatia não faz milagres. Só cura o que for curável.

homeropatia

Já a Fitoterapia é uma terapia que utiliza como método de cura, medicamentos que sejam compostos por ervas medicinais ou por compostos e ativos presentes nelas. A fitoterapia tem forte apoio da cultura popular em todo o mundo. Hoje, sua excelência é comprovada por estudos, e ela abrange os princípios e técnicas da Botânica e da Farmacologia. É importante lembrar que, mesmo sendo um medicamento natural, os fitoterápicos não devem ser administrados sem orientação médica. Seu uso indiscriminado pode prejudicar a saúde. Leia também: O que é Fitoterapia?

Referências

– http://www.aph.org.br/conteudo.php?_p=32&_cnt=27
– http://www.quintessencia.com.br/faq.html
– Fitoterapia: sementes do saber / Non Shaw. São Paulo; Avatar, 1999.

Cláudio P. Filla | Laboratory Technician UTP-PR | Químico, escreve sobre o efeito positivo dos alimentos naturais através de suas propriedades e os perigos por trás dos alimentos industrializados. Mas gosta mesmo é de compartilhar alternativas para uma vida mais saudável. Curitibano, ama um pé na terra e outro no mar, mas também a rotina cultural da cidade grande.
  • Sistemas medicinais e seus efeitos

    A alopatia é o sistema de medicação mais usados nos dias de hoje. Ela visa combater as doe…
  • Fitoterapia. O que é? Como atua?

    A Fitoterapia consiste no uso das plantas para restabelecer a saúde. Baseia-se no poder de…
Carregar Mais
Carregar Mais Saude

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA *

Veja Também

Alimentação colorida? Saiba quais benefícios cada cor de alimento traz para seu organismo.

Não é de hoje que sabemos a importância para nossa saúde manter uma alimentação equilibrad…