A refrigeração e o congelamento dos alimentos são os melhores meios para garantir melhor comida congelada – conservação. De acordo com o fato, acontece a diminuição do processo microbiológico que envolve os alimentos quando estão expostos a temperaturas baixas. Por isso, podem surgir duvidas quanto ao procedimento correto de refrigeração e até descongelamento de determinados alimentos congelados. Por outro lado, neste meio tempo, podem surgir dúvidas de até como transportar alimentos congelados.

Processo ideal para conservação dos alimentos congelados e refrigerados..

Carnes - ConservaçãoCarnes..
Muitos pensam que para conservar a carne após a compra no açougue ou em supermercados, deve-se apenas colocar a bandeja com o corte dentro da geladeira ou freezer, por exemplo. Mas, cuidado! O ideal é retirar a carne da embalagem de origem e colocar em potes de vidro (devidamente limpo) ou então em sacos herméticos, antes de refrigerar e congelar, para garantir sua conservação.

Temperatura ambiente?

Além disso, o prazo que as carnes devem ficar em refrigeração é de até dois dias antes de serem preparados. Já se forem submetidos ao congelamento, o ideal é que fiquem por até dois meses. O descongelamento também requer um certo cuidado! Evite deixar a carne descongelando na pia em temperatura ambiente. Quando entra diretamente em contato com a temperatura ambiente, especialmente a carne, faz com que fique exposta a contaminação de micro-organismos. Portanto, se a carne estiver congelada, o ideal é que ela seja retirada um dia antes e seja colocada na geladeira para ir descongelando sob refrigeração. E atenção! Jamais coloque uma carne que passou pelo processo de descongelamento novamente no freezer! Ela corre grande risco de ser contaminada. 

Posso congelar qualquer tipo de alimento? Ele irá perder nutrientes?

Em primeiro lugar, você pode congelar qualquer tipo de alimento, inclusive, ele não irá perder todos os nutrientes e propriedades por ter sido exposto ao processo de congelamento. Por outro lado, talvez você observe algum tipo de mudança na textura, cor e sabor quando um determinado tipo de alimento passe pelo congelamento e descongelamento, como é o caso dos produtos lácteos, frutas e verduras em geral. Mas isso não quer dizer que eles estraguem!

Cada alimento possui uma temperatura correta para refrigeração?

Correto. Dependendo do alimento, você pode encontrar esta informação na própria embalagem, orientando a temperatura certa para uma melhor conservação, por exemplo. Mas, quando in natura, se forem expostos ao congelamento, o ideal é que fiquem expostos pelo mínimo em -12°C. Já se forem apenas refrigerados, o ideal é que fiquem pelo mínimo em -4°C.

Comida congelada: descongelar no microondas, é uma boa?

Não há problema em descongelar um alimento usando o microondas para acelerar o processo. Mas, ele deve ser preparado e consumido em até 24h

É recomendado cozinhar verduras e legumes antes de levar ao freezer?

Com certeza é um dos tipos de alimentos que podemos congelar. O ideal é que sofram um choque térmico, passando inicialmente pelo cozimento (preferencialmente, a vapor) e em seguida serem mergulhados em água fria. Após isso, podem ser armazenados no freezer. A água gelada, utilizada no segundo procedimento, quebra o cozimento dos alimentos, deixando-os no ponto certo para o congelamento. O armazenamento pode ser feito através de sacos plásticos para alimentos.

Existe algum segredo para congelar frutas?

O único segredo é no caso do congelamento de frutas com casca e com caroço. O ideal é que, para frutas com casca e caroço, seja retirado sua casca e também o caroço. Em seguida, colocadas picadas em sacos de alimentos.

Pães também podem ser refrigerados?

Com toda certeza! Especialmente pães fatiados, possuem uma validade muito baixa quando armazenados em temperatura ambiente. Uma dica é de armazenar sob refrigeração, aumento muito sua vida útil!

Caso você possua alguma dica para conservação dos alimentos, comente e compartilhe com a gente!

Referências

Terra: Saiba o que é mito e o que é verdade sobre alimentos congelados.
Blog/Fornodeminas: 7 mitos e verdades sobre os alimentos congelados.
Pãodeaçucar: Alimentos congelados.
Proteste: Alimentos congelados.
Consul: Congelamento de alimentos.

Load More Related Articles