Foto por: Alice Henneman
Embora os benefícios da beterrabada sejam preservados em maior quantidade ao ser consumida crua, ela pode ser fervida e servida como acompanhamento, preparada em conserva e como salada. Normalmente suas folhas são poucos utilizadas, porém é a parte da beterraba mais nutritiva, podendo também ser cozida e servida em seguida.

A beterraba possui diversas propriedades medicinais devido ao seu elevado conteúdo de sais minerais, vitaminas e carboidratos.  Os nutrientes se concentram mais em suas folhas folhas, mas a raiz também é possui certa quantia de vitaminas A, B e C, além de fibras solúveis e insolúveis, que ajudam no tratamento da prisão de ventre. Segundo a medicina popular, a beterraba possui propriedades analgésicas e estimuladoras de libido, devido a presença de boro, um mineral que auxilia na produção de hormônios sexuais humanos. Para se ter uma ideia, meio copo de beterraba contém 45 mcg de folato, 25% da recomendação dietética diária (podendo atuar na formação de células do nosso organismo) e 5 mg de vitamina C, que melhora nossa imunidade e tem ação antioxidante. Já suas folhas, podem fornecer até 35 mg de vitamina C.

Além disso, a beterraba também contêm betaína, a mesma substância utilizada em certos tratamentos da depressão, e o triptofano, que ajuda a relaxar a mente e criar uma sensação de bem-estar. Os adeptos à medicinal alternativa, indicam a beterraba para atuar como coadjuvante ao tratamento do câncer, graças betacianina que inibe o crescimento tumoral e previne a formação de nitrosaminas causadores de cancro. Por fim, a beterraba também pode trazer benefícios para o coração, ação provocada pela ação dos carotenoides e flavonoides, que são poderosos antioxidantes e ajudam na redução de colesterol mau e dos níveis de triglicérides no corpo.

A maior preocupação das pessoas ao ingerir a beterraba, é o fato de observar que suas fezes e urina saem com uma coloração avermelhada, mas isso não é maléfico. Isso ocorre pela presenta da betacianina, um pigmento vermelho presente nas beterrabas que passa pelo sistema digestivo sem ser decomposta.

suco beterraba

Suco de Beterraba com Laranja

Quem busca emagrecimento pode usar o suco de beterraba para auxiliar o processo. Além de ser rico em vitaminas e benefícios, sacia a fome. Para preparar o suco de beterraba com laranja você irá precisar de:

– 1 beterraba pequena;
– 100 ml de água gelada;
– Suco de 1 laranja.

A beterraba deve estar crua e descascada. Em seguida, em um liquidificador, a beterraba deve ser misturada ao suco de uma laranja, até homogenizar bem. Pode servir em seguida!

Referências

– MATOS, I. A. F., MACEDO, D. C., CIABOTI, S., PEREIRA, L. A., ALVARENGA, C. A. Avaliação da Composição centesimal de folhas de Beterraba Comparadas com Espinafre. II Seminário Iniciação Científica – IFTM, Uberaba, MG, 2009.
– BALBACH, A., As hortaliças na Medicina Natural. Beterraba. São Paulo.
– Márcia Sabadin Mendes de Souza. Nutrifam – Alimentos Funcionais: Beterraba

Cláudio P. Filla | Laboratory Technician UTP-PR | Químico, escreve sobre o efeito positivo dos alimentos naturais através de suas propriedades e os perigos por trás dos alimentos industrializados. Mas gosta mesmo é de compartilhar alternativas para uma vida mais saudável. Curitibano, ama um pé na terra e outro no mar, mas também a rotina cultural da cidade grande.
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