[sg_popup id=”20693″ event=”onLoad”][/sg_popup]O Alecrim, de nome científico Rosmarinus officinalis, é uma das plantas mais conhecidas por grande parte da população. Na antiguidade, a planta era vista como um amuleto da sorte. Hoje, além de utilizada como tempero, é considerada por muitos uma planta capaz de afastar o “mau olhado”. O sabor marcante e bem característico da erva torna os pratos mais saborosos e aromáticos. Mas não para por aí, o alecrim possui diversas propriedades medicinais!

PUBLICIDADE


O alecrim possui diversas propriedades medicinais. Em suas folhas, há um  óleo essencial composto por hidrocarbonetos monoterpênicos, ânfora, borneol e cineol, flavonóides, ácido rosmarínico, ácido carnósico, ácido caféico, taninos e diterpenos amargos. O óleo essencial de alecrim possui ações antibacterianas e antivirais. Suas principais propriedades são antioxidantes, anti-reumáticas, depurativas e diuréticas. O uso do alecrim pode ser cru, adicionado em temperos e sucos, ou ainda, um dos modos mais consumidos do alecrim, preparado em infusão com água quente. O chá de alecrim é indicado no auxilio do tratamento da depressão leve, cansaço, dor de cabeça, má digestão, gases, tosse, sinusite, bronquite, problemas de concentração e memória, gastrite e úlcera estomacal, artrite, artrose, reumatismo, cistite, menstruação irregular, cólica menstrual, ajuda a aumentar a circulação sanguínea e a aliviar os sintomas da TPM.

PUBLICIDADE

O chá de alecrim traz bons resultados se utilizado para lavar feridas e no cabelos. O alecrim é contraindicado para pessoas com gastroenterites, com histórico de convulsões e em mulheres grávidas. Em doses elevadas pode provocar irritações gastrintestinal, nefrite, intoxicação, aborto, irritações na pele.

Referências

[vc_message message_box_style=”standard” style=”rounded” message_box_color=”info” icon_type=”fontawesome” icon_fontawesome=”fa fa-info-circle” icon_openiconic=”vc-oi vc-oi-dial” icon_typicons=”typcn typcn-adjust-brightness” icon_entypo=”entypo-icon entypo-icon-note” icon_linecons=”vc_li vc_li-heart” icon_pixelicons=”vc_pixel_icon vc_pixel_icon-alert”]- BALBACH, A. As Plantas Curam. São Paulo
– BOARIM, D. Plantas que Curam. São Paulo
– FRUTUOSO, V. Plantas e Ervas que Curam. São Paulo[/vc_message]
Carregar Mais
Carregar Mais Plantas & Ervas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Águas aromatizadas: são funcionais, repletas de benefícios e muito mais!

Foto por: Marco Verch As águas aromatizadas são ótimas opções para quem deseja hidratar o …