De origem da cultura da Indonésia, o açúcar de coco é extraído da seiva que escorre de cachos de flores de palmeiras silvestres recém-cortadas. Após a colheita, a seiva é concentrada é forma um açúcar com ótimo sabor e bastante nutritivo.

O açúcar de coco é considerado como o açúcar mais saudável do mundo por sua composição nutricional superior à de qualquer outro adoçante, contendo zinco, diversos minerais, acucar de cocoflavonoides e antioxidantes. Além disso, possui baixo índice glicêmico, ou seja, este açúcar é metabolizado de forma suave pelo organismo, sem elevar bruscamente os níveis de glicose no sangue, evitando o ganho de peso, envelhecimento prematuro, diminuição da eficiência da imunidade corporal, desgaste do pâncreas, resistência à insulina e pré-diabetes. Os grandes especialistas consideram como adoçantes saudáveis apenas: A Stevia pura, os ésteres (o Erithritol, por exemplo), o Maple Syrup (com moderação), o Mel Cru (com moderação) e o Açúcar de Coco.

Além do açúcar de coco ser um ótimo substituto para os adoçantes sintéticos, ele possui vitaminas do complexo B, potássio, magnésio, ferro e zinco. Essas substâncias melhoram o funcionamento do fígado, circulação sanguínea, além de prevenir envelhecimento, aumentar a disposição, a imunidade e a cicatrização.

Qual a dosagem indicada do açúcar de coco?

O açúcar de coco pode ser usado como o açúcar refinado comum. O açúcar de coco pode servir para adoçar alimentos e bebidas – como sucos, chás, iogurtes, etc. – na mesma medida que o açúcar branco. Ele também pode ser aquecido e utilizado em receitas assadas, como bolos, pudins e doces, da mesma forma que o tradicional. Porém, mesmo o açúcar de coco possuindo diversos benefícios, seu uso deve ser moderado. É importante notar que o açúcar de coco não é menos calórico do que o refinado. A diferença é que, enquanto o segundo apresenta alto teor calórico e quase nenhum teor nutritivo – ou seja, é uma caloria vazia – o segundo oferece as mesmas calorias com bastante nutriente.

Portanto, para quem está buscando emagrecimento com o açúcar de coco, ou apenas manter uma alimentação saudável sem abrir mão de um adoçante natural em suas refeições, o açúcar de coco é um ótimo aliado.

Cláudio P. Filla | Laboratory Technician UTP-PR | Químico, escreve sobre o efeito positivo dos alimentos naturais através de suas propriedades e os perigos por trás dos alimentos industrializados. Mas gosta mesmo é de compartilhar alternativas para uma vida mais saudável. Curitibano, ama um pé na terra e outro no mar, mas também a rotina cultural da cidade grande.
Carregar Mais
Carregar Mais Alimentos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA *

Veja Também

A frutose é realmente uma vilã? Entenda o que é frutose, suas características, aplicações e seus malefícios à saúde!

A Frutose, também conhecida por levulose ou açúcar das frutas, possui alto poder adoçante …