Já faz algum tempo, que a soja é vista como um alimento benéfico e saudável. Diversas pessoas, por conhecimento da mídia, ou por experiência própria, afirmam que a soja possui benefícios e indicam o uso de produtos a base de soja, os derivados de soja, sem se preocupar muito com efeitos colaterais causados pela soja.

Soja é um grão rico em proteínas e pertence à família das leguminosas, assim como o feijão, a lentilha e a ervilha. A razão para a soja ser maléfica, é devido as suas isoflavonas, a genisteína e daidzeína, inibindo a ação da enzima tripsina.  Sem digerir bem as proteínas, o organismo fica vulnerável a doenças. Outro problema da soja, é que a soja é altamente alergênica, ou seja, induz ao desenvolvimento de alergias. Por fim, a soja compromete a tireoide, levando ao desenvolvimento do hipotireoidismo.

O leite de soja, possui ainda mais malefícios: o leite, a base de soja, destrói as proteínas, não elimina os denutrientes e utiliza substâncias a cancerígenas em sua composição. O problema da mídia, em relação a soja, é que os únicos trabalhos divulgados sobre a soja são aqueles em que a leguminosa aparece como alimento protetor de alguns tipos de câncer, e não em que ela se mostra como diretamente responsável por várias doenças. O consumo  de soja não é algo errado, apenas deve ser consumido cautelosamente e sem exageros, não sendo substituto de outro alimento proteico e mais saudável. Cada organismo pode reagir diferente aos efeitos da soja.

Crédito às imagens:
* https://www.flickr.com/photos/unitedsoybean/10059732523/
* https://www.flickr.com/photos/usdagov/8456927526/

Referências

– Nagata C, et al. “Inverse association of soy product intake with serum androgen and estrogen concentrations in Japanese men.” Nutr Cancer 2000

– Habito RC, et al. “Effects of replacing meat with soyabean in the diet on sex hormone concentrations in healthy adult males.” Br J Nutr 2000

– Ashton E, Ball M. “Effects of soy as tofu vs meat on lipoprotein concentrations.” Eur J Clin Nutr 2000

– Madani S, et al. “Dietary protein level and origin (casein and highly purified soybean protein) affect hepatic storage, plasma lipid transport, and antioxidative defense status in the rat.” Nutrition

Cláudio P. Filla | Laboratory Technician UTP-PR | Químico, escreve sobre o efeito positivo dos alimentos naturais através de suas propriedades e os perigos por trás dos alimentos industrializados. Mas gosta mesmo é de compartilhar alternativas para uma vida mais saudável. Curitibano, ama um pé na terra e outro no mar, mas também a rotina cultural da cidade grande.
Carregar Mais
Carregar Mais Alimentos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA *

Veja Também

Vitamina K2 (menaquinona): pouco conhecida, a vitamina k2 é rica em benefícios para nossa saúde, fortalecendo os ossos, atuando na prevenção do AVC e mais!

Também conhecida como a vitamina anti-hemorrágica, a vitamina k2 ainda é pouco conhecida d…