A Química alimentar é um campo da ciência que estuda a química presente nos alimentos e as interações de todos os componentes biológicos e não biológicos destes. Ela se baseia nos princípios da físico-química, química orgânica, química analítica e bioquímica.

Os componentes biológicos incluem itens como carne, leite, grãos, açúcares, frutas, ervas, plantas, legumes, entre outras onde os principais componentes dos alimentos são os carboidratos, as proteínas e os lipídios. Mas, também são estudados a água, as vitaminas, os minerais, as enzimas, os aditivos alimentares, aromas, corantes, emulsificantes e ativos presentes. Além, claro, da propriedade medicinal desses alimentos, já que boa parte dos

alimentos possui ativos e propriedades que são utilizados em medicamentos alopáticos.

Em nossas categorias, no menu principal, confira as propriedades alimentares e a química que envolve esses alimentos, podendo trazer soluções para doenças ou como base de conhecimento na medicina natural.

Referências

Herrera, et al. Química de Alimentos: Manual de Laboratorio

Cláudio P. Filla | Laboratory Technician UTP-PR | Químico, escreve sobre o efeito positivo dos alimentos naturais através de suas propriedades e os perigos por trás dos alimentos industrializados. Mas gosta mesmo é de compartilhar alternativas para uma vida mais saudável. Curitibano, ama um pé na terra e outro no mar, mas também a rotina cultural da cidade grande.
Carregar Mais
Carregar Mais Alimentos

1 Comentário

  1. A Química dos Alimentos | Química Alimentar

    18 de maio de 2015 at 2:43 pm

    […] publicado no artigo, A Química Alimentar, os alimentos que ingerimos diariamente, sejam eles naturais ou artificiais, são compostos por […]

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA *

Veja Também

Leite Integral ou Leite Desnatado? Qual leite é o melhor e com mais benefícios?

São inúmeras as opções de leite em amostra nas gondolas dos supermercados. Podendo ser o l…