A manjerona, além de ser um ótimo tempero, pode ser usada como uma planta medicinal. Da família das Labiadas, a manjerona cresce em formas de touceiras, possui folhas ovais e é muito semelhante ao manjericão. A Manjerona é uma planta medicinal muito utilizada no tratamento de problemas digestivos, enfartamento, falta de apetite, flatulência, má digestão, dor de cabeça, tosse, feridas e doenças nervosas.  Os benefícios da Manjerona incluem sua ação anti-espasmódica, expectorante, mucolítica, cicatrizante e digestiva.

[dfads params=’groups=1686&limit=1&orderby=random’]

Benefícios presentes na manjerona

Se for misturada com gordura vegetal, formando a pomada de manjerona,  a manjerona machucada é boa para combater catarros nasais de crianças, devendo ser aplicada ao redor das narinas. A mesma pomada também acalma cólicas intestinais e afugenta gases que formam o inchaço no ventre. Se tomado o banho quente com folhas de manjerona, é um ótimo remédio para o tratamento do reumatismo.

Utilização da manjerona na culinária

Na culinária, o uso da manjerona pode ser desde aromatizar saladas simples, como temperar carnes, peixes, frangos, guizados, tubérculos, molhos e até em pizzas, a manjerona tem um perfume agradável e vai ajudar a remover aquele cheiro forte de certas carnes e cortes de frango. Assim como a maioria das ervas medicinais, a Manjerona está contraindicada durante a gravidez. Pode até provocar o aborto se consumida em excesso.

Referências

– BALBACH, A. As Plantas Curam. São Paulo
– http://www.ars-grin.gov/cgi-bin/npgs/html/taxon.pl?25912

Load More Related Articles