A vilã desta vez é a frutose!
Sendo uma das principais fontes de energia para a maioria das células do organismo, os carboidratos são utilizados como fonte para formação de determinadas estruturas das células e depósito de energia do nosso corpo. Entre os tipos existente de carboidratos, possuímos os monossacarídeos, um tipo de carboidrato simples, conhecidos como açúcares. Açúcar é um termo genérico para carboidratos cristalizados comestíveis, podendo ser citada a sacarose, a lactose e a frutose. Provavelmente você já consumiu alguma vez na vida algum desses tipos de açucares, e também já ficou sabendo que são verdadeiros vilões para à saúde.


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Frutose: amiga ou vilã?

A Frutose, também conhecida por levulose ou açúcar das frutas, é um monossacarídeo (C6H12O6), encontrado principalmente nas frutas. Ela também faz parte como componente de outros tipos de carboidratos de moléculas mais complexas, como a sacarose, a inulina e a rafinose [1].  Além do alto poder adoçante, ela também apresenta capacidade de absorver e reter água. Em função destas características, as indústrias alimentícias vêm utilizando (e muito) esse açúcar, em forma de xarope,  para aumentar a palatabilidade dos alimentos, sendo adicionada em doces, bebidas e frutas industrializadas. O uso excessivo da frutose pode desencadear efeitos colaterais e maléficos para saúde, entre eles: aumento dos níveis de triglicerídeos e colesterol, aumento de ácido úrico circulante no sangue, ganho de peso, esterilidade e desenvolvimento de doenças neurodegenerativas. Mas atenção! Tais efeitos colaterais não querem dizer que você deva eliminar as frutas de sua alimentação. As frutas, por outro lado, mesmo contendo a frutose em sua composição, são importantíssimas em nossa alimentação. Ricas em fibras, minerais e antioxidantes, a frutose presente nas frutas possuem uma absorção intestinal mais lenta, assim como é mais lento o seu metabolismo no fígado. Além disso, essas substâncias também ajudam a combater o estado pró-inflamatório provocado pelo excesso de açúcar e pelo aumento da gordura corporal. Portanto, nesse caso, a frutose não está em excesso e torna-se saudável. O problema aparece apenas quando a frutose é ingerida diretamente, como no caso do xarope de milho em alimentos industrializados e nos sucos de frutas. Mesmo parecendo ser uma opção saudável, o suco de frutas é rico em frutose, isto por que ao ser preparado, muitos nutrientes se oxidam, as fibras que fazem parte da fruta integral são deixadas de lado e sobra basicamente um líquido colorido, com um sabor gostoso e adocicado. Por isso, a melhor opção para o consumo de frutas é sempre comer e não tomar seu suco.
Foto por: QUOI Media Group

Referências

– [1] anutricionista: Frutose, o que é..
– saude.abril: Frutose, um açúcar sob suspeita.
– drauziovarella: Frutose, o doce vilão.
– pat.feldman: Não ofereça sucos aos seus filhos.

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