A ameixa é o fruto comestível da ameixeira, uma arvore da família das rosáceas, originaria da Pérsia e da Ásia menor. Varias outras frutas pertencem a família das rosáceas:  nêspera, morango, maçã, damasco, cereja, pera, framboesa, etc. Podendo ser consumida seca ou in natura, a ameixa é uma velha conhecida de quem tem intestino preguiçoso. Porém, seus benefícios não ficam apenas aí. Ela é rica em nutrientes e uma ótima opção para quem treina e boa substituta para o açúcar.

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Composição nutricional da ameixa

Em 100 g de ameixa podemos encontrar, em média:

Calorias: 80 kcal
Água: 80 g
Carboidratos: 20 g
Proteínas:  1 g
Lipídios: 0,3 g
Vitamina A: 25 RE
Vitamina B1: 60 mcg
Vitamina B2: 100 mcg
Niacina: 0,40 mg
Vitamina C: 6,10 mg
Potássio: 203,00 mg
Fósforo: 32 mg
Cálcio: 19 mg
Sódio: 19 mg
Magnésio: 6 mg
Silício: 6 mg
Ferro: 0,7 mg

Benefícios encontrados na ameixa

O fruto é rico em fibras e, graças a isso, é muito procurada por pessoa que sofrem com intestino preso. Em sua composição, há especialmente pectina que é a maior responsável por sua ação laxante. Seu uso também é eficaz para quem sofre com o ácido úrico e demais enfermidades causadas pela má alimentação (muitas vezes rica em gorduras) e desintoxicação do intestino. O consumo de ameixas frescas é indicado contra as hemorroidas e hipocondria. Por ser diurética, seus benefícios também são indicados para problemas urinários. Ela vem sendo muito pesquisada devido às substâncias presentes em sua composição.  Essas substancias são ideias para manter o bom funcionamento do organismo e trazem diversos benefícios para:

Diabetes: Ela exerce efeitos positivos, ajudando no combate contra diabetes. O consumo dos extratos das ameixas auxilia na redução dos níveis de glucose e de triglicerídeos no sangue. Os flavonoides presentes nas ameixas exercem efeitos protetores contra a resistência às insulinas.

Colesterol: As ameixas secas ajudam no controle dos níveis de colesterol. O teor de fibra presente nas ameixas contribui para o efeito protetor no coração, reduzindo o colesterol LDL e ajudando a elevar os níveis de colesterol HDL.

Digestão: Ameixas são ricas de fibras dietéticas, o que ajuda na regulação do sistema digestivo e exercem grande função laxativa.

Sistema Imunológico: Devido à presença de vitamina C, as ameixas são benéficas no fortalecimento da defesa imunológica do organismo, promovendo a resistência do organismo contra várias infecções e inflamações.

Ansiedade: O consumo regular de ameixa ajuda na redução da ansiedade por sua propriedade antioxidante.

Afrodisíaco natural: O consumo do caldo das ameixas com limão da origem ao um ótimo afrodisíaco natural.

O consumo de ameixas pode ser benéfico também para: artrite, bronquite, catarro, gota, memória, prisão de ventre, resfriado, gripe e tosse.

Suco de ameixa também possui benefícios

O suco de ameixa é ótimo para quem procurar perder peso ou quem possui o intestino preso. Pode ser preparado somente com ameixas e água, batendo-os no liquidificador, coando e tomando em seguida, ou misturando junto com a ameixa outras frutas com poder laxativo como o mamão e a laranja.

Referências

SCHNEIDER, Dr. Ernst.: ‘A cura e a saúde pelos alimentos. Casa Publicadora Brasileira, 1984.
BALBACH. A, As frutas da Medicina Natural, São Paulo.
Ativosaude: Ameixa

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