Não é de hoje que os seres humanos procuram alternativas para melhorar o desempenho sexual, utilizando desde medicamentos a afrodisíacos naturais. Algumas ervas possuem propriedades que são extremamente úteis, podendo auxiliar até no tratamento e cura da disfunção erétil, além de aumentar a disposição sexual por sua ação revigorante.

1. Maca Peruana

maca-peruana

A maca peruana é uma planta rica em nutrientes como o caroteno, a tiamina (B1), a Riboflavina (B2), o ácido Ascórbico (C), a Niacina, além de vitaminas B6, D3 e P. Ela ainda possui minerais, como o cálcio, fósforo, magnésio, potássio, sódio, cobre, zinco, manganês, ferro, selênio, boro e traços de sílica, alumínio e vestígios de bismuto. Porém, a maca peruana destaca-se por seus princípios ativos, entre eles os esteroides, os compostos fenólicos, os flavonoides, os taninos, os glicosídeos, as saponinas, as aminas, os alcaloides, as antocianidinas, as dextrinas e os glucosinolatos. Com isso, a maca peruana promove o aumento da libido e do desejo sexual, tanto para homens (onde a planta provoca vasodilatação na região genital) como para mulheres (provocando aumento na produção de hormônios, inclusive a testosterona, auxiliando em problemas menstruais e na menopausa)(…) Ler mais.. Veja onde encontrar a Maca Peruana!

2. Guaraná

fruto-guarana

O guaraná é muito conhecido por sua ação termogênica e por sua ação estimulante, aumentando a resistência nos esforços mentais e musculares, além de diminuir a fadiga motora, psíquica e melhorar a disposição sexual. Tal efeito, da-se  por meio das xantinas (cafeína/guaranina e teobromina).(…) Ler mais. Veja onde encontrar o Guaraná em pó!

3. Marapuama

A marapuama é um cipó que cresce na Amazônia, que segundo a crença popular, a casca de sua raiz tem propriedades afrodisíacas. Isso por ter ação estimulante do sistema nervoso central, antidepressiva e antirreumática.

4. Tribulus Terrestris

A Tribulus Terrestris possui como principio ativo uma substância que é responsável pela produção de óxido nítrico (protodioscina) que possui efeito vasodilatador, podendo reduzir a pressão arterial e contribuindo (nos homens) com uma ereção mais prolongada. Isto, porque a protodioscina presente no tribulus terrestris pode estimular o hormônio LH localizado no testículo do homem, que quando estimulado, resulta em um aumento na produção de testosterona.(…) Ler mais.

5. Epimedium

O Epimedium foi descoberto no ano 200 A.C. por um pastor de cabras chinês, que notou que seu rebanho ficou sexualmente ativo depois de roçar num certo parche de joio, noto qual continha Epimedium. A erva possui a substância ativa conhecida por icariin, que ajuda a melhorar a função erétil. Outro efeito é o fato de Epimedium aumenta os níveis de óxido nítrico, que relaxa os músculos e permite um bom e maior fluxo sanguíneo para o pênis. Cientificamente, o Epimedium funciona através da libertação de testosterona, o que aumenta a libido naturalmente e a resistência.

Referências

– Gamma – Epimedium-Icarin. http://www.farmabin.com.br/files/Epimedium-Icariin.pdf
– Pharmanostra – Marapuama em pó. http://pharmakondf.com.br/Pharmakon/arquivos/INSUMOS_FARMACEUTICOS/M/Marapuama.pdf
– CHACON, R. C., Estudio fitoquimico de Lepidium meyenii, “Dissertation (1961), Univ. Nac. Mayo de San Marcos, Peru.
– DINI, A. et al., “Composição quimica de Lepidium meyenii”, Food Chemistry (1994), 49:347-349.
– LEON, J. “A Maca, Lepidium meyenii, planta pouco conhecida da alimentação do Peru”, Economic Botany (1964), 18:122-127.
– QUIROSC., et al., “Os estudos e a determinação fisiológica do número de cromossomos na Maca, Lepidium meyenii, Economic Botany (1996), 50(2);216-263.
– VILCHES, L. O. Maca –Planta Medicinal y Nutritiva del Perú. 1997. Lima. Peru
– http://www.quimicalimentar.com.br/tribulusterrestris/

Cláudio P. Filla | Laboratory Technician UTP-PR | Químico, escreve sobre o efeito positivo dos alimentos naturais através de suas propriedades e os perigos por trás dos alimentos industrializados. Mas gosta mesmo é de compartilhar alternativas para uma vida mais saudável. Curitibano, ama um pé na terra e outro no mar, mas também a rotina cultural da cidade grande.
Carregar Mais
Carregar Mais Plantas & Ervas

1 Comentário

  1. Nelson

    15 de fevereiro de 2016 at 4:15 pm

    Ja tomei tribulus. Foi bom!

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA *

Veja Também

Desprezado em algumas regiões, o Caruru possui alto valor nutricional e pode ser utilizado em casos de deficiência de cálcio e vitaminas, e contra infecções.

Da família das Amarantáceas, o caruru ou bredo é uma planta silvestre comestível. É um veg…