Com a chegada do frio e o ar seco, muitas pessoas se pegam desprevenidas, com a imunidade baixa, e “pegam” a famosa gripe. A gripe é bem caracterizada por seus sintomas, que incluem: dores no corpo, articulações, na cabeça, moleza, cansaço, corizas, espirros, tosses e febre. O vírus da gripe não possui cura, o que podem ser amenizados são seus sintomas, até que o vírus tenha feito seu ciclo completo no organismo e a própria imunidade faça o papel de expulsar o vírus.

O ideal para quem está acamado e com sintomas de gripe, é procurar imediatamente um serviço de saúde e recomendado por um médico, seguir o tratamento para combater os sintomas da gripe.

Além dos cuidados prescritos por um profissional da saúde, podemos consumir certos alimentos, que ricos em vitamina c, antioxidantes e mais propriedades medicinais, ajudam a fortalecer o sistema imunológico, assim, amenizando e ajudando o organismo a expulsar o vírus da gripe com mais facilidade.

Reunimos nesse artigo, 5 alimentos que possuem ótimos resultados no combate dos sintomas da gripe.

Ameixa

A ameixa vem sendo muito pesquisada devido às substâncias presentes em sua composição.  Essas substancias são ideias para manter o bom funcionamento do organismo e tem uma boa ação

fortalecedora do sistema imunológico, pela grande quantidade de água e vitamina C presente em sua composição. Pode ser consumida in natura ou como sucos. O suco de ameixa é ótimo para quem procurar perder peso ou quem possui o intestino preso.
Veja:  A ameixa e seus benefícios medicinais.

Limão

Campeão dos temperos e dos remédios, o limão é o grande aliado do organismo para manter a boa saúde, além de possuir789674946 grande aplicação na culinária. Possui um grande valor nutricional de vitamina C e Potássio, também possui substancias como o bioflavanoide quercertinado, que estimulam o sistema imunológico do corpo. O limão, quando preparo em forma de decocção (chá de limão), tem grande poder na cura de gripes e resfriados. Quando preparado como suco de limão, também, tem grande efeito quando consumido em presença de enfermidades infecciosas, favorecendo a ação dos antitérmicos.
Veja: Limão e seus benefícios para a saúde.

Alho

Muitos fazem cara feia quando o assunto é: alho. Possui gosto e odor característico e é exatamente isso alho_materiaque faz do alho um vilão para o paladar da grande maioria da população. Mas apesar disso, o alho possui grandes propriedades medicinais graças a várias substancias presentes no alimento.  A ajoena, presente no alho, evita que as bactérias segreguem a toxina ramnolipídeo, que destrói os glóbulos brancos do sangue no corpo.  Com isso, há uma melhora no tratamento com os antibióticos convencionais. O alho é indicado para problemas respiratórios, bronquites, asmas, tuberculose, pneumonia, catarros, etc. Fazem com que os escarros percam o aspecto purulento. Combate a tosse, sendo um ótimo remédio contra gripes e resfriados.
Veja: Propriedades medicinais do alho.

Gengibre

O gengibre é uma das mais antigas e populares plantas medicinais do mundo. Suas propriedades são resultados da ação de várias substâncias, especialmente do óleo essencial que contém canfeno, felandreno, zingibereno e zingerona. Feito pela grande maioria da população, o chá de gengibre, feito com pedaços do gengibre fresco e fervido em água, é usado no tratamento contra gripestosseresfriado e até ressaca.
Veja: Gengibre: de emagrecedor a anti-inflamatório.

Agrião

De sabor ardido, o agrião é outra hortaliça que muitos fazem cara feia. Normalmente, agriaoo agrião é usado somente em saladas. Mas possui um grande poder medicinal, devendo ser usada crua, pois, quando cozida, perde suas propriedades medicinais, tais como: Ação expectorante, adstringente, descongestionante, diurética, excitante, estimulante, anti-inflamatória, digestiva, cicatrizante, depurativa, antitérmica, tônica e fortificante. O agrião é rico em vitamina C, sendo ótimo para fortalecer o sistema imunológico.
Veja: Benefícios do agrião para a saúde.

Mas não se esqueça: São sugestões de alimentos que contribuem para o fortalecimento do sistema imunológico e amenização dos sintomas causados pela gripe! É imprescindível uma consulta e encaminhamento, de um profissional da área da saúde, para o tratamento da gripe.

Cláudio P. Filla | Laboratory Technician UTP-PR | Químico, escreve sobre o efeito positivo dos alimentos naturais através de suas propriedades e os perigos por trás dos alimentos industrializados. Mas gosta mesmo é de compartilhar alternativas para uma vida mais saudável. Curitibano, ama um pé na terra e outro no mar, mas também a rotina cultural da cidade grande.
Carregar Mais
Carregar Mais Alimentos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA *

Veja Também

A frutose é realmente uma vilã? Entenda o que é frutose, suas características, aplicações e seus malefícios à saúde!

A Frutose, também conhecida por levulose ou açúcar das frutas, possui alto poder adoçante …